Universidade encerra CC&T com mais de meio milhão de visualizações

Terminou na última sexta-feira, 23, a sexta edição do Congresso de Ciência e Tecnologia (CC&T) da PUC Goiás. A edição histórica, a primeira totalmente on-line, contou com mais de 500 mil espectadores nas 378 transmissões realizadas na semana passada.

Os melhores trabalhos científicos dos 1,369 apresentados ao longo do evento também foram premiados durante o encerramento, que contou ainda com a entrega do título de Mérito Científico para o professor e pesquisador Aparecido Divino da Cruz.

Veja como foi a live de encerramento!

Para a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e coordenadora geral do evento, professora Milca Severino, a experiência de trazer o evento para o on-line foi no geral surpreendente, apesar de desafiadora, dado a urgência e o contexto.

Isso porque a sexta edição do evento começou a ser planejada ainda no ano passado para ocorrer presencialmente, como em anos anteriores. Com a pandemia do novo coronavírus, tudo mudou. “O virtual, neste caso, foi altamente positivo, porque viabilizou a participação das pessoas, inclusive de outros estados”, explica.

Para que a primeira experiência fosse tão exitosa, o empenho de docentes – gestores ou não – foi fundamental, como destaca a pró-reitora. “Tivemos um congresso em que mais do que nunca tivemos que nos unir”, exalta.

O interesse e a participação do público nas apresentações de Iniciação Científica e de conclusão de curso dos estudantes de graduação também foi um destaque. Antes acostumados a se apresentarem para uma plateia de dezenas de pessoas, os estudantes se viram em transmissões com centenas de espectadores. “Tivemos salas abarrotadas, com mais de 300 pessoas assistindo os estudantes apresentando trabalhos. Isso foi altamente gratificante”.

Grande parte das atividades foi transmitida pelo canal da PUC Goiás no YouTube e seguirão disponível para quem desejar assistir. Os mais de 3 mil inscritos também terão acesso aos certificados nos próximos dias. Todos os links para as apresentações e certificações estão disponíveis no endereço pucgoias.edu.br/cct.