Universidade reúne lideranças e empossa coordenadores

Tradicional na agenda da universidade, a Reunião de Gestores ocorreu na manhã desta sexta-feira, 17 de dezembro, no auditório da Área 4, marcando o fechamento de 2021/2 na academia. Voltado para as lideranças institucionais, o evento é uma oportunidade para a equipe de Reitoria fazer uma reflexão sobre o ano que termina e anunciar as metas para os próximos anos.

Professora Olga falou dos novos desafios da PUC (Foto: Ana Paula Abrão)

Em consonância com esses objetivos, a instituição também empossou os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados), que irão atuar nas suas respectivas áreas do conhecimento, nos próximos quatro anos. Entre reconduções e posses, seis docentes assumem cursos de graduação e 20 professores estarão na liderança dos cursos de mestrado e doutorado (confira a lista completa abaixo).

Entre os docentes, há quem terá a oportunidade de liderar, mais uma vez, a coordenação do curso, como o prof. Danillo Alarcon,  que assume o curso de graduação em Relações Internacionais.

“O objetivo de gestão agora é ampliar a inserção do curso de RI nos debates principais sobre multilateralismo e política internacional junto com outras instituições do Brasil fechando parcerias e, claro, com instituições internacionais. Nossa proposta é somar e continuar este debate sobre a inserção nacional brasileira dentro de desafios cada vez mais profundos e, pensando, claro, em um mundo de justiça e em um Brasil mais democrático”, anunciou.

Danillo ingressou no corpo docente da instituição em 2013 e foi gestor do curso de 2014 a 2017.

Já outros cursos de graduação terão no seu comando novas lideranças. A docente Martha Nascimento Castro, que ingressou na instituição em 2014, assume o curso de Agronomia da PUC com o objetivo de alcançar novos públicos-alvo, ampliar a infraestrutura e explorar novas áreas para a pesquisa e extensão.

“Me sinto muito honrada e grata por este momento de contribuir com um curso que tem muita relevância no cenário do Estado, na região Centro-Oeste e, obviamente, no cenário brasileiro e internacional. É um curso que tende a crescer, se mistura a outros nichos da economia e gera mão de obra muito bem capacitada pela universidade para atuação tanto na região, como fora daqui”, refletiu.

A pós-graduação também anunciou mudanças. O docente Leonardo Luiz Borges, que é mestre e doutor em Ciências Farmacêuticas, assume a gestão do Mestrado em Ciências Ambientais e da Saúde (MCAS) pela primeira vez. Ele ingressou na PUC em 2013 como professor da então Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas, que hoje recebe o nome de Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV) e é membro efetivo do MCAS há quatro anos.

Como principais objetivos, o docente citou o esforço do colegiado para implementação do doutorado, o aumento da interdisciplinaridade do Programa com outros programas de pós-graduação e a busca por novos vínculos, colaborações, projetos conjuntos e a ampliação do quantitativo total de alunos do MCAS.

Metas e desafios

Os gestores, reconduzidos e empossados, foram acolhidos pela pró-reitora de Graduação, Sonia Margarida Gomes Sousa e pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino que, em seus discursos,  dirigiram falas de gratidão aos docentes das gestões anteriores e manifestaram falas de incentivo aos professores que agora assumem uma nova fase da vida pessoal e profissional.

Ao fazer referência à Lei 10.861, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a pró-reitora Sonia destacou a relevância do papel do coordenador de curso e destacou algumas habilidades e competências necessárias ao desempenho da função, entre elas, o conhecimento das políticas públicas para a educação superior, o conhecimento científico da área do curso, a interlocução constante com o corpo discente e docente e a busca de ações estratégicas para a graduação.

A pró-reitora Milca contextualizou o cenário de desafio que os gestores terão pela frente, considerando a defesa daquilo que é o mais importante em uma sociedade organizada: a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação.

Ela destacou a importância da acolhida aos estudantes da pós-graduação e, também, da graduação, que serão os futuros candidatos aos programas de mestrado e doutorado. Também mencionou a importância do incentivo à iniciação científica e a busca por editais de financiamento e infraestrutura para que a instituição possa alcançar os indicadores que a Capes exige.

Durante a solenidade, a reitora da PUC, Olga Ronchi, destacou que a universidade vive um momento de renovação administrativa e acadêmica e o objetivo das inovações elaboradas e propostas pela Reitoria às escolas é responder com qualidade e criatividade demandas antigas de antes da pandemia e demandas novas, que surgiram com a pandemia. “Precisamos inovar e nos reinventar, com criatividade, com muita reflexão e muito desprendimento de todos”, declarou.

Ela também ressaltou o apoio que a universidade vem recebendo da Sociedade Goiana de Cultura (SGC), mantenedora da instituição e da Arquidiocese de Goiânia, referindo-se ao administrador apostólico, dom Washington Cruz, ao bispo auxiliar, dom Levi Bonato e ao arcebispo eleito, dom João Justino, que deverá tomar posse no próximo mês de fevereiro.

Confira a lista completa dos empossados(as):

GRADUÇÃO

Relações Internacionais

Prof. Danillo Alarcon

Letras

Profa. Helen Suely Silva Amorim

Teologia

Prof. Pe. Davi Pereira de Jesus:

Agronomia

Profa. Martha Nascimento Castro