Universidade católica e humanismo solidário pautam Semana de Planejamento

A 51ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap) começa na próxima segunda-feira, 8 de agosto, e continua até o dia 10 deste mês, reunindo os professores de todas as escolas da universidade, a fim de planejar as atividades acadêmicas do segundo semestre de 2022.

Em sintonia com o papa Francisco, com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e com a Arquidiocese de Goiânia, a PUC se propõe a refletir e pautar nesta edição o tema Universidade católica a serviço do humanismo solidário.

Esse conceito será discutido pelo arcebispo metropolitano de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás, dom João Justino, na conferência de abertura do evento, que ocorrerá no dia 8, às 19 horas, no Centro de Convenções PUC (Câmpus II).

O tema humanismo solidário foi idealizado pelo papa Paulo VI para incentivar a educação integral do indivíduo e sua real importância para a construção de seres humanos comprometidos com a promoção do bem comum.

Comprometida com a mensagem do Evangelho e ciente da sua missão educativa, a PUC pretende mostrar através da Siap que a educação integral deve ser assumida por todos e por todas, em especial, pelos professores, público-alvo do evento, com o foco no processo formativo de crianças, jovens e adultos.

Evento tradicional na instituição, a Siap é realizada uma vez a cada semestre, antes do início das aulas, para abordar temas relacionados à esfera educativa com o intuito de discutir práticas pedagógicas para qualificar a formação dos estudantes da instituição.

A iniciativa também está em consonância com a Campanha da Fraternidade 2022, que aborda a temática Fraternidade e Educação e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

A programação completa está disponível na página da Siap.

Convite

Em convite aberto aos docentes e funcionários administrativos da instituição, a Comissão Organizadora reforçou o propósito do evento, tendo em vista o contexto da retomada 100% presencial, iniciada no primeiro semestre deste ano.

“Organizamos estruturalmente todos os ambientes, preparamos os cenários de aprendizagem, adequamos instalações e, principalmente, acolhemos com muito compromisso os professores e os estudantes. Continuamos as nossas atividades com foco no estudante e em suas aprendizagens, buscando, cada vez mais, uma formação integral constituída pelo convívio com o conhecimento científico e com a fé católica”, enfatiza.

Início do semestre letivo

Na semana posterior ao evento, a universidade acolhe os ingressantes e seus familiares para fazer uma apresentação geral da universidade e divulgar as oportunidades que a instituição oferece para o incentivo à permanência. O semestre letivo terá início no dia 11 de agosto, próxima quinta-feira, para calouros e veteranos.