Universidade adquire nova tecnologia de armazenamento para computadores

A PUC Goiás adquiriu nova tecnologia para 300 módulos de uma nova tecnologia voltada para o armazenamento. O SSD (solid State drive) é considerada a evolução do disco rígido (HD). Os modelos serão instalados em máquinas da universidade. Como não possui partes móveis, o SSD é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente dos sistemas magnéticos (como os HDs). 

A aquisição  dos drives, feita pela universidade, foi realizada via Divisão de Tecnologia da Informação, ligada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional. Entre as vantagens está a agilidade dos drives SSD, que não possuem discos físicos ou agulhas magnéticas, sendo capaz de acessar dados em uma fração de segundo e tornar seu computador mais ágil para abrir programas e executar tarefas. 

Como não possuem partes móveis, os SSDs resolvem a limitação de velocidade dos HDs, já que realizam leituras e gravações de forma mais rápida, com dispositivos apresentando 250 MB/s na gravação e 700 MB/s na leitura. Outra diferença está no peso do módulo, que é menor em relação aos discos rígidos. O resultado é uma redução no consumo de energia e a possibilidade de trabalhar em ambientes mais quentes e em silêncio. 

Com informações da Divisão de Tecnologia da Informação