Universidade acolhe simpósio que discute preservação do Cerrado

(Por Izabella Moura, acadêmica do curso de Jornalismo e estagiária da Dicom)

O XXII Simpósio Ambientalista Brasileiro no Cerrado ocorre nesta quarta-feira, 13, no auditório da Área 1 da PUC Goiás. Com o tema S.O.S Cerrado, o evento é organizado pela Sociedade Ambientalista Brasileira no Cerrado (SABC) e conta com o apoio e participação dos docentes da universidade, além de diversas instituições envolvidas na causa.

O simpósio visa debater sobre a preservação do Cerrado: “abordaremos temas que nos proporcionarão conhecer, dialogar, refletir, debater e compartilhar conhecimentos, com uma grande possibilidade de mudarmos alguns conceitos e práticas que poderão salvar o Cerrado”, afirma a presidente da SABC, Mayza Margareth Toledo, que iniciou o evento explicando sobre a escolha da temática abordada nesta edição.

O evento é sediado pela PUC Goiás e recebe stands dos parceiros, bem como apresentação de trabalhos dos alunos com programação durante todo o dia. O prof. dr. Cláudio Carlos da Silva, diretor da Escola de Ciências Agrárias e Biológicas, ressalta a importância deste evento para a universidade. “É com muita alegria que nós recebemos diversos pesquisadores e pensadores sobre o Cerrado. O simpósio vai resgatar o que já se tem usado e discutido, mas também vai fomentar novos pensamentos e discussões, logo é importante isso acontecer no meio acadêmico”, diz.

O prof. dr. Antônio Pasqualetto participa da roda de conversa que abre as discussões no evento falando sobre a preservação do Cerrado e a relação entre produção e meio ambiente para garantir a qualidade de vida: “o desejo é que a produção de alimentos seja harmoniosa com a preservação do Cerrado, incluindo a preservação dos recursos hídricos, fauna e flora”, comenta.

A abertura do simpósio também foi marcada pelas homenagens em reconhecimento aos trabalhos feitos em prol do meio ambiente, em especial o Cerrado. Foram homenageados Marco Antônio Sperb Leite do Instituto Goyá,  catadores de material reciclável oriundos das cooperativas e agentes do Corpo de Bombeiros que participaram da Operação Cerrado Vivo.

O evento conta ainda com a Feira ExpoCerrado, montada nos Blocos G e H da Área 1 da PUC Goiás, que acolhe  mostra de trabalhos e diversas atrações para visitantes, como exposição artística e cultural, comidas típicas e artesanatos sustentáveis do Cerrado. O espaço ficar aberto para visitação até às 17 horas.

Fotos: Wagmar Alves