Somos PUC: conheça Eduardo Barbieri, professor do curso de Direito

A pandemia não conseguiu afastar o professor José Eduardo Barbieri dos seus alunos. Em um grupo do Whatsapp, ele interagia e brincava com os estudantes, ao mesmo tempo, fazendo uma reflexão pontual. “Estamos presentes sem precisar do espaço físico. Essa é uma das grandes lições do século XXI”, disse, em tom enfático. Ele também refletia sobre como esses novos tempos mudaram sua percepção sobre os estudantes e como isso deu visibilidade para as dificuldades que os alunos enfrentam diariamente para persistir nos estudos, informações até então desconhecidas por ele.

Enquanto fala, o sotaque do professor deixa a revelar sua terra natal, ponto de partida da sua biografia até chegar à PUC Goiás. Paulista de Ribeirão Preto, de família italiana, o docente veio para Goiânia no ano de 2006 para lecionar no curso de Direito. Vindo de ônibus e com poucas peças de roupa na bagagem, impactado com o céu do Centro-Oeste enquanto chegava neste solo, naquele momento a intuição lhe dizia que a mudança seria definitiva.

Desde então, por aqui constituiu a base da sua carreira e da sua família. E 14 anos depois do começo desta história, o docente, advogado, empreendedor, homem casado e pai de três filhas, fala com entusiasmo da instituição que o acolheu. “Ser PUC é como um distintivo que a gente leva. Tudo que eu sou, tudo que eu tenho é graças à oportunidade que a universidade me deu”, diz.

Uma notável coincidência é que o prof. Barbieri, assim como a universidade, é aniversariante do mês de outubro. E, em clima de tripla comemoração, registramos um cumprimento pelo Dia do Professor, um agradecimento por fazer parte da família PUC Goiás e por celebrar conosco mais um ano da sua história de vida!

A universidade é feita de histórias como a do prof. Barbieri e a de milhares de pessoas! Confira algumas delas ao longo deste mês com a hashtag #SomosPUC