Simpósio Internacional discute o sistema de ensino Elkonin-Davydov

Uma teoria que capacita os professores para trabalhar uma linha pedagógica voltada para o desenvolvimento humano. Com base nesse contexto, o Simpósio Internacional Desafios e Possibilidades do Ensino de Ciências/Biologia no Sistema  Elkonin-Davydov foi aberto na manhã desta quarta-feira, 24, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC Goiás.

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC (PPGE/EFPH), em parceria com a UFG, FacMais, IFG, IF Goiano e UEG, o evento se propõe a discutir as teorias de Vigosty e Davydov, dois renomados autores russos cujas ideias são postas em prática na Rússia, através do sistema de ensino que dá nome ao Simpósio: Elkonin-Davydov, também conhecido como teoria do ensino desenvolvimental.

Foco na autonomia do estudante

O docente do PPGE, prof. José Carlos Libâneo, que é uma referência nacional e internacional na área da Educação, explica que esse sistema, vinculado ao Ministério da Educação, desenvolve atividades de ensino  e, ao mesmo tempo, faz pesquisas com professores e estudantes para acompanhar o impacto dos princípios da teoria na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

“Como nós adotamos essa orientação teórica para o nosso trabalho, então estamos aqui fazendo uma divulgação da teoria para ajudar os professores, especialmente, da rede pública a trabalhar com ela, pois nós entendemos que, entre outras coisas, amplia o desenvolvimento cognitivo e a autonomia dos estudantes”, analisa o professor.

Presença internacional

Coordenador geral do evento, o prof. André Luiz Araújo Cunha (PUC Goiás), conta que outra iniciativa foi realizada em 2017 na PUC, abordando a mesma temática, mas com um grupo de professores da área de Matemática e Psicologia. Desde então, ficou a vontade de discutir o sistema russo em outras áreas do conhecimento e, desta vez, o foco são as experiências na área da Biologia.

O evento, que continua até o dia 27 de agosto, no auditório da EFPH, também trouxe o prof.ms. Denis Igorevich Minkin, que é biólogo, professor do Ensino Fundamental e Médio, no sistema Elkonin-Davydov, na Escola 67, em Moscou (Rússia).

A mesa de abertura foi composta por representantes das instituições de ensino superior parceiras do evento. Na ocasião, eles foram acolhidos pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino, e pelo diretor da EFPH, prof. Romilson Martins Siqueira.

Acesse neste link a programação completa.

Fotos: Wagmar Alves