Serviço Social discute racismo estrutural em aula inaugural

Os cursos de graduação e mestrado em Serviço Social da Escola de Ciências Sociais e da Saúde (ECISS) realizaram na noite desta quinta-feira, 12, sua aula inaugural do semestre, em promoção conjunta com o Centro Acadêmico 15 de Maio e o Programa de Direitos Humanos (PDH) da PUC Goiás. Reunidos no auditório da Area 1, estudantes, docentes e convidados discutiram o tema Desigualdade e racismo estrutural, com um debate entre a professora e ativista Janira Sodré Miranda (PUC/IFG), a professora e assistente social Suely Almeida Neves Sousa, do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Combate ao Preconceito, e o advogado e rapper Eder Porfilho Muniz.

Historicamente na linha de frente de transformações e lutas sociais, a profissão está debatendo a questão do racismo em todo o território nacional por meio de ações do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). “Mesmo em um momento tão difícil para o país, conseguimos nos reunir para uma discussão tão importante”, comemorou a a coordenadora do curso, professora Carmen Regina Paro. A docente também lembrou os 63 anos do curso de graduação e 13 do mestrado, comemorados hoje, e o lançamento dos livros Trabalho e moradia na cidade do capital (Editora da PUC Goiás) e Fios de Aracnê: narrativas de resistência e epistemologia feminista (Editora da PUC Goiás), que envolveram docentes e discentes da pós-graduação.

A reflexão da profissão também perpassou toda a discussão da noite. “A importância do Serviço Social é histórica, porque ele sempre se coloca na organização da classe trabalhadora”, explica Carmen. “As pessoas confundem os serviço social com a caridade e não é isso. Nós lutamos por direitos”, acrescenta a tesoureira do centro acadêmico, Jackeline Kesllen, 19.

Fotos: Wagmar Alves