Seminário da Pedagogia discute início da carreira de professores

Professores iniciantes: e agora? Para responder essa pergunta, o curso de Pedagogia e a Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) realizam, de 21 e 22 de junho, o II Seminário Científico 2022.

A abertura do evento será pela plataforma Teams no dia 21, às 9h, com palestra do professor doutor Rodrigo Fernandes Fideles Mohn, da PUC Goiás. Já o encerramento ocorre no dia 22 de junho, também pelo Teams, às 19h30, com exposição da professora doutora Flávia Wegrzyn Magrinelli Martinez, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

A organizadora do evento, professora e coordenadora do curso de Pedagogia, Maria Cristina Dutra Mesquita, destacou que a escolha do tema se deve a uma preocupação recorrente. “Os alunos que vão apresentar os seus trabalhos de conclusão de curso neste seminário estão praticamente se formando, basicamente no ano em que vão colar grau, por isso, é muito importante discutir essa temática com esses professores que estão começando a sua vida profissional”, explica.

Ainda de acordo com Maria Cristina, o seminário tem grande importância do ponto de vista científico porque é o momento em que os alunos que fizeram suas pesquisas monográficas apresentam os resultados para a sociedade, oportunidade de divulgação, difusão e socialização.  “É muito importante esse momento porque é o primeiro trabalho de pesquisa deste aluno e é com a entrega do trabalho que o profissional se constitui”, destaca.

Do ponto de vista social, Maria Cristina entende que o seminário é importante porque são muitas as temáticas abordadas pelos alunos. “A pedagogia tem uma amplitude de temas relacionados à educação muito positivos e atuais – fala-se desde a educação infantil, até os aspectos metodológicos, pedagógicos, político, histórico etc”, esclarece.

Texto: Marília de Paiva Siqueira, jornalista da Dicom