Semana dos Povos Indígenas começa na segunda-feira

A Semana dos Povos Indígenas 2021 está chegando e, pelo segundo ano consecutivo, será transmitida pelo canal da PUC Goiás no Youtube. A partir da próxima segunda-feira, 19, até o dia 23 de abril, mesas-redondas, sessões de cinema, oficinas e comunicações orais mobilizam professores, pesquisadores, lideranças indígenas, autoridades políticas, profissionais do Direito e engajados na causa para discutir a temática Povos Indígenas e Mudanças Climáticas, assunto que afeta a todos, em maior ou menor escala.

De acordo com a professora do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia da universidade (IGPA), Marlene Moura, a Semana irá apresentar ao universo acadêmico e à sociedade em geral, a história e a luta dos povos indígenas para preservar e garantir seus direitos diante de uma nova ordem social, que é pautada pelos efeitos das mudanças climáticas. “Elas vêm impactando, de forma contundente, aspectos nas culturas e nas relações destes povos com seu meio ambiente”, pontua.

Dessa forma, o contexto das mudanças climáticas será investigado a partir da sua interferência na cultura e patrimônio indígena, sustentabilidade e na legislação. Esses três eixos de análise irão pautar as discussões do evento, que é promovido em parceria com instituições e organizações engajadas na luta contra o cerceamento dos direitos indígenas e da destruição da natureza.

Os impactos profundos e desproporcionais sobre as culturas, saúde humana e ambiental, direitos humanos, bem-estar, meios de subsistência tradicionais, sistemas de alimentação e soberania alimentar, infraestrutura local, viabilidade econômica e a própria sobrevivência como povos indígenas serão aspectos levantados nas discussões do evento.

“Os territórios indígenas são fundamentais para o equilíbrio do clima do planeta. No entanto, os efeitos das mudanças climáticas – em consequência de ações antrópicas – já são perceptíveis nos modos de vida dos povos originários. A sabedoria desses guardiões da natureza nos impõe o desafio de podermos aprender lições de ecologia, como o de nos relacionar racional e holisticamente com a natureza”, reflete a docente.

Acompanhe toda a transmissão do evento pelo canal da PUC Goiás no Youtube. Defina o lembrete e participe!