Santa Casa recebe respiradores doados pelo papa

Em atendimento aos casos da Covid-19 desde junho, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia receberá três novos respiradores doados pelo papa Francisco, a partir da Esmolaria Vaticana. A entrega será realizada na terça-feira, 25, às 9 horas, em cerimônia realizada no pátio do hospital, respeitando todas as regras de segurança.

A entrega será realizada por comitiva do Vaticano que está no Brasil para a doação dos aparelhos. Eles serão recebidos pelo arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, e acompanhados pelo bispo auxiliar, dom Levi Bonato. No total, os hospitais brasileiros que atuam no combate à pandemia receberão 18 respiradores e seis aparelhos de ultrassom portáteis. A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia será a primeira a receber o reforço.

Atualmente a unidade conta com 32 respiradores, sem reserva para manutenção. O hospital-ensino da PUC Goiás possui 10 leitos de UTI dedicados aos pacientes com a Covid-19, além de leitos da enfermaria.

De acordo com a médica Irani Ribeiro, diretora do hospital, os novos equipamentos vão permitir uma margem de segurança nos atendimentos. Além disso, tem tecnologia diferente da utilizada na unidade.

Durante a visita, os médicos que vêm do Vaticano irão conhecer o trabalho da unidade e haverá momento de troca de experiências sobre as formas como foram vivenciadas a pandemia, na Itália e no Brasil.

A médica Irani Ribeiro afirma que se emocionou com a doação e lembra o posicionamento do papa Francisco de solidariedade com os povos durante a pandemia. Em nota assinada pelo esmoleiro vaticano, cardeal Konrad Krajewski, o Vaticano destaca que o Pontífice “incessantemente faz um sincero apelo para a generosidade e a solidariedade para com aquelas populações e aqueles países que majoritariamente sofrem por causa da emergência epidemiológica da Covid-19”.