Santa Casa recebe reforço de equipamentos enviados pelo papa

A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, hospital-ensino da PUC Goiás, viveu momentos de muita emoção nesta terça-feira, 25, ao receber uma atenção especial do papa Francisco, que enviou aparelhos para a unidade de saúde com objetivo de contribuir com o atendimento dos casos da Covid-19.

A ação foi feita a partir da Esmolaria Vaticana, representada no evento pelo economista Antonio Guizzetti, que aproveitou a vista à Goiânia para conhecer a obra social da unidade e também a PUC Goiás. A doação foi resultado de tratativas da Arquidiocese de Goiânia com o Vaticano.

A troca de testemunhos sobre a pandemia no Brasil e na Itália foi marcada pela solidariedade entre os dois países e também pelo testemunho do papa Francisco ao doar parte dos recursos da Esmolaria para o cuidado com a saúde. “Para mim, primeiro é uma emoção muito grande estar aqui e segundo é uma missão que o papa nos deu para vir auxiliar o Brasil, que está em uma situação sanitária muito grave. A pandemia brasileira é muito intensa”, afirmou Guizzetti.

Foram doados para a Santa Casa três ventiladores mecânicos e uma ultrassom portátil, de última geração, que já serão colocados em uso nesta terça-feira, no atendimento dos casos da Covid-19. No total, nesta missão, o país receberá 18 respiradores e a Santa Casa de Misericórdia foi a primeira a receber a obra do Vaticano. Os aparelhos foram adquiridos com doações de benfeitores italianos.

Guizzetti falou sobre a situação na Itália e os três meses de lockdown impostos à população para controlar o número de casos, ainda no início de 2020. Segundo o economista, o objetivo principal da doação é ajudar o Brasil a vencer este difícil momento.  

 A doação foi recebida de braços abertos pela unidade. O representante do Vaticano foi recebido pelo arcebispo e presidente da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, dom Washington Cruz, em agenda particular, e, na cerimônia no hospital, esteve com a superintendente geral da unidade, Irani Ribeiro, o reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado e o vice-presidente da Santa Casa, dom Levi Bonato, além de representantes das secretarias do estado e do município de saúde e de toda a equipe da unidade de saúde.

Deus sempre esteve conosco em nossa casa. E com pouco sempre fizemos muito”,

Irani Ribeiro, superintendente-geral da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia

 “Deus sempre esteve conosco em nossa casa. E com pouco sempre fizemos muito”, afirmou a médica Irani Ribeiro, emocionada com o gesto do papa. Ela lembrou que a abertura de leitos para tratar os casos da Covid-19, em junho, foi feito para atender a população mais carente em um dos picos da pandemia.

Irani falou ainda que o trabalho da Santa Casa tem sido árduo e sofrido, com perdas fatais, mas também com muitos casos de cura. “Nós estamos aqui para cumprir nossa missão que é salvar vidas e, neste momento difícil, recebemos esta doação”, disse ela, lembrando papel do corpo clínico e dos funcionários no atendimento aos pacientes com o novo coronavírus.

Atendimento Covid-19

A Santa Casa começou a atender casos de Covid-19 em junho. Atualmente a unidade conta com 32 respiradores, sem reserva para manutenção. O hospital-ensino da PUC Goiás possui 10 leitos de UTI dedicados aos pacientes com a Covid-19, além de 20 leitos da enfermaria.

Homenagens

A cerimônia de entrega dos equipamentos contou com uma bênção de dom Levi Bonato. “Todo católico saiba dessas ações do papa, que recebe dinheiro do mundo inteiro, e a partir da Esmolaria do Vaticano, faz doações para projetos e obras sociais”, falou vice-presidente da Santa Casa. Ele também explicou que a unidade foi escolhida por ser uma obra filantrópica da igreja e por ter um compromisso com a população mais pobre.

Durante a solenidade, o representante do Vaticano recebeu homenagem da PUC Goiás, entregue pelo reitor, e também da equipe da Santa Casa. O professor Wolmir Amado falou sobre o momento fraterno e simbólico da doação, lembrando que a evangelização da igreja católica teve como primeiras frentes os hospitais e refletiu sobre a importância do bem-querer demonstrado pelo papa, que anima a fé e a solidariedade da população goiana.