Richard Seaford ministra conferência sobre Grécia Antiga

O professor emérito do Departamento de Clássicas e História Antiga da Universidade de Exeter (Reino Unido) ministra no dia 26 de julho (próxima segunda-feira), às 14 horas, uma conferência virtual gratuita intitulada Política e cultos mistéricos nas bacantes de Eurípides. O evento é organizado pelo Instituto Mundo Antigo, em parceria com o Grupo de Estudos do Mundo Antigo (GEMUNA) da PUC Goiás.

A palestra será ministrada em língua inglesa (sem tradução simultânea). Para participar como ouvinte, é necessário fazer inscrição prévia, cujo formulário está disponibilizado neste link.

No dia 2 de agosto, a gravação da palestra com legendas em português será disponibilizada no canal do Instituto Mundo Antigo no YouTube. Serão moderadores da palestra o prof. Félix Jácome (USP/Instituto Mundo Antigo) e o prof. Ivan Vieira Neto (PUC Goiás).

Enfoque da conferência

Seaford é especialista em religião e política na Grécia Antiga.  Durante a conferência, ele falará sobre questões políticas deste período, a partir dos cultos mistéricos, que representam uma parte importante  e bastante popular da religião grega. Ele fará essa análise, a partir de uma obra literária, a tragédia As Bacantes, de Eurípides, considerada uma verdadeira obra-prima entre as tragédias gregas.

O professor Seaford é um dos maiores especialistas em literatura grega, tendo traduzido e comentado várias obras, incluindo As Bacantes na coleção Aris & Phillips Classical Texts. É autor de vários livros, entre eles, Reciprocity and Ritual (Oxford, 1994), Money and the Early Greek Mind (Cambridge, 2004), Dionysos (Routledge, 2006), Cosmology and the Polis (Cambridge, 2012), e The Origins of Philosophy in Ancient Greece and Ancient India: A Historical Comparison (Cambridge, 2019).

Grupo de Estudos

A participação da PUC Goiás no evento ocorre por meio do GEMUNA, que é um grupo de estudos do curso de História existente desde 2015 e registrado no projeto pedagógico do Curso e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Formação de Professores e Humanidades.

De acordo com o professor Ivan, o Grupo se dedica à leitura de obras antigas, especialmente Grécia e Roma, mas também da Antiguidade Oriental (Mesopotâmia, Egito, entre outros), e aos estudos das sociedades daquele contexto histórico.

“O objetivo do grupo é favorecer o acesso dos estudantes de graduação aos clássicos antigos e suscitar a reflexão sobre a condição humana em diversos espaços e temporalidades”, explica.

Mais recentemente, seus pesquisadores têm trabalhado com a ideia das performances nas fontes históricas da Antiguidade, no sentido de suas funções sociais, intenções dos autores e recepção pela audiência (os leitores), abordando também os “usos do passado”.

Mais informações podem ser obtidas no Instagram do GEMUNA, disponível em @teamgemuna