Reunião de Gestores apresenta balanço do semestre

Evento tradicional na agenda acadêmica e que marca o planejamento estratégico da universidade, a Reunião de Gestores congregou todas as lideranças acadêmicas e administrativas na manhã desta quinta-feira, 30, no auditório da Área 4, para um momento de balanço do semestre letivo.

Na ocasião, a equipe de Reitoria apresentou um resumo dos trabalhos realizados em 2022/1, além de trazer reflexões prospectivas para 2022/2. Um ponto de destaque nas explanações apresentadas pelos pró-reitores e chefia de gabinete foi a retomada 100% presencial das atividades presenciais no ensino, pesquisa e extensão, após dois anos de pandemia, e a experiência do regime remoto extraordinário e depois o híbrido.

“Para nós, educadores, ficou clara a necessidade de uma educação cada vez mais humanista, pautada em valores transcendentes. O contato físico significa convivência fraterna, possibilidade de socialização e integração social dos nossos estudantes com seus professores. Mesmo nos programas de EAD percebemos cada vez mais a necessidade de espaços e tempo de convivência humana. Talvez seja a maior lição deste primeiro semestre: a retomada das atividades de forma presencial”, refletiu a reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi, que presidiu a cerimônia.

Ensino  

Um semestre de transição. Foi essa a definição da pró-reitora de Graduação, profa. Sonia Margarida Gomes Sousa, para 2022/1. Em consonância com a reflexão apresentada pela reitora, ela também destacou a importância da presencialidade no processo de ensino-aprendizagem.

No âmbito da graduação, a gestora apresentou os dados relativos ao ingresso de estudantes na PUC, visitas às escolas de Ensino Médio e eventos que marcaram a agenda acadêmica como o Ciência em Casa, que promoveu 110 eventos on-line para 35.173 participantes e o Mérito Acadêmico, que reconheceu a trajetória de 217 estudantes da graduação.

No primeiro semestre, a PUC Goiás acolheu 2.766 novos estudantes de graduação, realizou 16 visitas técnicas em escolas da rede pública e privada de ensino, alcançando 750 estudantes e promoveu eventos para alunos do Ensino Médio, com alcance de um público de mais 7.050 estudantes.

Outros destaques apontados foram a revisão de 18 projetos pedagógicos dos cursos de graduação presenciais e a distância e o balanço apresentado pelo Programa de Estágio da instituição, que conta atualmente com 5.673 estagiários (curricular e não-obrigatório) distribuídos em 4.060 campos de estágio.

Pós-graduação e Pesquisa

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, a profa. Milca Severino, afirmou que o semestre foi profícuo para as publicações científicas, que são fruto das pesquisas realizadas pelos docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados).

“Várias estão publicadas e sendo analisadas pelos conselhos editoriais de várias revistas”, informou. Em 2022/1, 173 artigos foram publicados em periódicos, 43 capítulos e 11 livros completos.

A Prope também implantou o Laboratório de Análises Ambientais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e da Saúde, realizou 33 eventos com 5.921 participantes. Ao final deste semestre, diplomou 74 mestres e 24 doutores.

Vinculado à Pró-Reitoria, o Instituto de Pré-História e Antropologia (IGPA) deu continuidade ao trabalho de qualificação do acervo de Jesco Von Puttkammer, iniciativa que integra o projeto Imagens da Memória, fruto de uma parceria com o BNDES.

Extensão e Apoio Estudantil

Pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, a profa. Márcia de Alencar Santana, apresentou os dados da extensão. Um destaque que mobilizou os estudantes da instituição e marcou a retomada presencial, em clima de integração, foi o retorno dos Jogos Universitários (JUGS), realizados com êxito.

O evento contou com ampla adesão acadêmica e mobilizou 1.644 atletas, distribuídos em 21 atléticas. O esforço e a determinação dos estudantes para fazer o evento acontecer, mesmo diante dos desafios, foram a grande vitória do evento, que retornou com força na agenda acadêmica após dois anos de pausa devido à pandemia.

O Programa de Voluntariado também marcou a retomada presencial e mobilizou 671 estudantes que atuam nos diversos projetos e programas voltados à comunidade.

Iniciativa que marca a missão da universidade em possibilitar o ingresso e a permanência dos estudantes de baixa renda na instituição, a gestora apresentou os dados relativos às bolsas de estudo. Em 2022/1, a PUC registrou 7.543 benefícios concedidos aos estudantes de graduação, sendo 1.258 oriundos do ProUni, 3.611 do Vestibular Social, 1.524 da OVG e 802 do Fies.

O projeto Sou PUC, destinado ao acolhimento dos ingressantes, realizou 3.572 atendimentos e o Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos (Cecom), que entre outros projetos acolhe a Escola de Circo Dom Fernando, promoveu 63.367 atendimentos.

Também vale destacar que o Memorial do Cerrado foi reaberto ao público e recebeu 5.040 visitantes no primeiro semestre. No âmbito de oferta do ensino de línguas estrangeiras à comunidade, a PUC Idiomas recebeu 380 matrículas.

Administração

Pró-reitor de Administração, o prof. Daniel Barbosa apresentou um balanço dos investimentos realizados e trabalhos de obras e manutenção na infraestrutura da universidade.

Ele mencionou os novos livros adquiridos para os cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia, que constam no acervo do Sistema de Bibliotecas (Sibi), readequações realizadas nos espaços acadêmicos e apoio a eventos.

Entre as obras, ganham destaque a nova sede da Incubadora de Empresas, agora na Escola Politécnica (Área 3) e a construção de um estacionamento para a Clínica Escola de Veterinária (Câmpus II).

O Proad também se mobilizou no apoio a eventos acadêmicos, shows, espetáculos, feiras e palestras, realizados no Centro de Convenções PUC (Câmpus II) e Teatro PUC (Câmpus V). Foram promovidos 12 grandes eventos em 2022/1.

Desenvolvimento Institucional

Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, a profa. Helenisa Maria Gomes de Oliveira, apresentou o balanço do Projeto PUC Digital, que segue as exigências e diretrizes do MEC para estimular a inovação tecnológicas nas IES de todo o País.

Para isso, a Prodin realizou o processo de digitalização do acervo acadêmico em sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos; a atualização de segurança e desempenho dos sistemas de informação institucionais para a ampliação dos serviços digitais na atividade acadêmica e administrativa digital; a emissão do diploma digital; a digitalização do fluxo dos processos administrativos e, por fim, a adequação dos processos e documentação na área acadêmica e administrativa à Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD).

Comunicação

No âmbito da comunicação, a universidade publicou 292 matérias jornalísticas e 201 coberturas fotográficas no site institucional, produziu 42 vídeos e lançou, em seu canal no YouTube o podcast Rolê Universitário. O episódio de estreia recebeu mais de 1.400 visualizações.

Fotos: Wagmar Alves