Reitora divulga resultados positivos em prestação de contas

A reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, reuniu gestores da universidade, no Plenário da Reitoria, na manhã desta terça-feira, 20, ocasião em que foi feito balanço das atividades e prestação de contas do segundo semestre de 2022.

Com o auditório lotado, a reitora fez breve explanação, na qual destacou alguns pontos, como a curricularização da extensão, realização de três feiras de estágio, que possibilitaram 1.523 atendimentos a estudantes, premiação de estágio IEL, tanto na categoria Educação Inovadora (1º lugar em Goiás e 3º lugar no Brasil) e na categoria Projetos Inovadores, em 1º lugar no Brasil.

A reitora destacou também o bom desempenho dos cursos da PUC Goiás na avaliação do MEC: dos 10 cursos avaliados, cinco obtiveram nota 5 e os demais, nota 4, além de mais de 3 mil alunos atendidos nos cursos de Apoio ao Estudante.

Também foi citada a inovação tecnológica aplicada com a implantação do diploma digital, bem como demais ferramentas atreladas ao SOL e a revisão de 17 projetos pedagógicos de cursos presenciais e EaD.

Foi citado também 7.894 benefícios foram concedidos e que novos 2.537 estudantes ingressaram na PUC Goiás e 446 foram homenageados no Mérito Acadêmico, números expressivos e animadores.

Sobre pesquisa, Olga destacou o esforço e empenho imensuráveis da pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino, em alcançar resultados cada vez mais positivos.

Além disso, a reitora também falou sobre as adequações e reformas da Área 1, remanejamento da incubadora na Área 3 e adequação de laboratórios para o curso de Odontologia, na Área 5.

Por fim, Olga Ronchi agradeceu o empenho de todos, que culminou em um semestre de tanta produtividade. “Apesar dos resquícios da pandemia, presenciamos uma retomada vigorosa das aulas presenciais, com a revisão dos projetos pedagógicos dos cursos e a capacidade de investimento naquilo que é o fundamental: o acadêmico. Investimos nos laboratórios, bibliografia, reformas, adaptações, espaço físico. Do ponto de vista de obras na universidade, destaco a retomada da área 1 com a transferência da Escola de Ciências Médicas e da Vida para aquele espaço, que é histórico na universidade e que conseguimos resgatar e vamos ampliando a sua ocupação de forma progressiva e também o cumprimento das exigências do projeto pedagógico do curso de Odontologia com vários laboratórios já concluídos e entregues para a comunidade acadêmica”, destaca.

Para 2023, a reitora entende que virão grandes desafios pela frente, referentes à atualização do parque tecnológico da PUC Goiás, investimentos com recursos externos do BNDES, Fapeg e Capes, ampliando também as condições de financiamento da pesquisa na universidade.

Fundamental na elaboração deste balanço de atividades e prestação de contas, o pró-reitor de Administração, professor Daniel Rodrigues Barbosa, também considera que 2022 foi um ano com balanço final positivo. “A universidade conseguiu honrar todos os seus compromissos e fazer uma boa programação para 2023”, reflete.

Fotos: Wagmar Alves