Reflexão sobre gestão da cidade abre semestre da EGN

O semestre letivo da Escola de Gestão e Negócios (EGN) da PUC Goiás foi iniciado na noite de quinta-feira, 5, com a conferência Atualidades em Planejamento e Gestão Urbana com o professor dr. Clovis Ultramari (PUCPR / UFPR), no auditório da Área 1. O evento reuniu estudantes e professores dos cursos de graduação e pós-graduação da escola em torno da discussão sobre a gestão de cidades. “A ideia central é sempre completar a formação, visando a formação integral”, explicou o diretor da escola, professor Irineu Gomes.

Coordenador do mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial, o professor Antônio Pasqualetto destacou a relevância de discutir a gestão da cidade em uma perspectiva interdisciplinar. “temos que pensar as cidades para torná-las mais humanas, sustentáveis, acessíveis e inteligentes”, frisou. “Se ainda não temos grandes problemas, precisamos preveni-los”.

Para Ultramari, muitas vezes temos uma visão exageradamente negativa dos problemas das cidades, algo que não corresponde à realidade e enviesa os debates sobre cidadania e espaço urbano. “Que as cidades têm sérios problemas ninguém duvida, mas se você olha para o passado, os nossos indicadores mostram que elas melhoraram ao longo do tempo. Para quem vive o dia a dia da cidade, no entanto, muitas vezes os problemas tendem a gerar essa percepção. Existe a visão saudosista de que o passado era melhor e isso não é verdade”, ressaltou.

Estudante do primeiro período de Administração, a jovem Yasmin Rodrigues, 18, encarou o evento como uma oportunidade de ter acesso à visão de um estudioso sobre os problemas da cidade. “A gente percebe bem os problemas, mas é uma oportunidade de ver alguém teorizar sobre algo que a gente vive. O planejamento urbano é um tema muito presente, então é bom ter um pouco de base”, avaliou.