Coleção do IGPA será qualificada com atuação de bolsistas

O IGPA lançou nesta semana uma chamada para recrutar bolsistas de Iniciação Científica, que irão atuar no projeto de qualificação da Coleção Jesco Puttkamer. Coordenada pela professora do Instituto, Marlene Castro Ossami de Moura, a ação visa trabalhar o material imagético que integra a Coleção, referente aos grupos indígenas Yudjá (Juruna) e Waurá, que foram registrados por Jesco nas décadas de 1960 a 1970, no Parque Indígena do Xingu (PIX).

O projeto contará com três membros de cada um desses povos que irão qualificar as informações contidas no material imagético, orientado pelo princípio da troca de saberes interculturais. Esta qualificação consiste na identificação, datação, nominação, localização, atribuição de significados, entre outros, das imagens do acervo.

Pré-requisitos para o aluno

A chamada irá selecionar três acadêmicos dos cursos de graduação da PUC Goiás, preferencialmente, dos cursos de Jornalismo e História, matriculados do 3 º ao 7º período. Para o primeiro curso mencionado, pede-se que o estudante tenha conhecimento em edição de vídeos. Para todos os candidatos é exigido domínio em informática e uma boa redação.

A inscrição teve início no dia 1º deste mês e segue até o dia 31 março. O programa de IC, coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope), terá vigência de 2021 a 2022. Para efetuar sua inscrição, clique aqui.

Os resultados deste projeto de qualificação de imagem permitem às comunidades indígenas recuperarem informações para o fortalecimento de suas culturas, identidades e territórios. Possibilitam, igualmente, a realização de pesquisas e atendimento de outros interesses acadêmicos e de divulgação.

Acervo

A coleção completa doada pelo documentarista Jesco Puttkamer à PUC Goiás, sob guarda e gestão do IGPA, possui cerca de 150 mil imagens fotográficas, onde se inclui slides, negativos e ampliações, 165 rolos de películas de 16 mm, três centenas de diários de campo, redigidos em inglês, português e alemão e cerca de 400 fitas sonoras.

Por meio do Projeto Imagens da Memória – Preservação da Cultura dos Povos Indígenas Brasileiros, o Instituto apresenta à comunidade acadêmica e sociedade em geral, o resultado da informatização das imagens, documentos e sons que compõem a coleção audiovisual do fotógrafo, projeto contemplado com recurso oriundo do Edital de Preservação de Acervos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).