PUC oferece especialização com dupla titulação a partir de 2020

A partir de 2020, a PUC Goiás terá a primeira pós-graduação lato sensu 100% online com dupla titulação, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria. O curso de Gestão de Organizações Sociais terá duração de um ano com 360 horas aula com professores das duas instituições e os créditos poderão ser usados em cursos de mestrado e doutorado da União Europeia. As inscrições serão abertas em janeiro.

A novidade é resultado de um protocolo assinado na manhã desta segunda-feira, 7, na sala de reuniões da Reitoria pelo reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado e pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Milca Severino, e pela diretora do Instituto português, Sandrine Milhano, acompanhada dos professores Cristóvão Margarido, Ricardo Filipe da Silva Pocinho e Rui Miguel Duarte Santos. Esta é a oitava instituição portuguesa com convênio firmado com a PUC Goiás.

Além da especialização, a parceria também irá oferecer oportunidades para os estudantes do Brasil e de Portugal de pesquisas e eventos conjuntos, como o realizado na semana passada, organizado pela PUC: a IV Conferência Científica Internacional de Projetos Educativos para Seniores, que trouxe os professores do Instituto Politécnico de Leiria como convidados para o importante debate, realizado nos dias 3 e 4. Eles foram convidados pela coordenadora do Programa de Gerontologia Social, Lisa Valéria Tôrres.

A parceria começa a partir da relação da Extensão da universidade com o instituto português e se aprofunda na pós-graduação. “O curso pode ser feito em casa, então a parceria se inicia a partir deste curso. Mas outras iniciativas acadêmicas vão ser realizadas, no mestrado e no doutorado”, afirmou o coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu, Leônidas Albano.

“Para os alunos, nós temos pensado em desenvolver um conjunto de projetos, este é o primeiro, mas penso que a possibilidade de conhecer as realidades do outro país, de ver orientações e conhecimentos científicos diferentes e, sobretudo, modos de fazer, de pensar e de sentir diferente”, afirma Sandrine. Ela acredita que a troca de experiências poderá formar melhor os alunos e criar oportunidades para uma intervenção mais efetiva na sociedade.

De acordo com a professora Milca Severino, pró-reitora da área, o curso em parceria trará avanços muito importantes para as duas universidades. É uma novidade na Lato Sensu, mas já um caminho percorrido pela Stricto Sensu, com mestrados e doutorados realizados com dupla titulação.

Fotos: Wagmar Alves