PUC lança livro inédito sobre comunicação

O Observatório de Mídia da PUC Goiás lançou o primeiro livro resultado do trabalho realizado pelo grupo. Comunicação em tempos dúbios: construções de sentidos e discursos na era das fake news, da pós-verdade e das encenações midiáticas, organizado pelos professores e jornalistas Rogério Borges e Luiz Signates, inaugura a Coleção Observatório de Mídia na Editora da PUC Goiás. A publicação traz nove textos de vários pesquisadores de diferentes instituições e formações.

De acordo com Rogério Borges, o principal objetivo do livro é refletir sobre a qualidade jornalística e os desafios contemporaneidade para os próprios jornalistas. “Sobretudo neste momento que temos tantos desafios nesta área, como a difusão das fake news, a distração das redes sociais”.

O e-book gratuito foi editado pela PUC Editora e está disponível aqui. Os textos disponíveis na publicação analisam fenômenos muito atuais da comunicação com diferentes aspectos que impactam a sociedade, a partir dos envolvidos nas trocas comunicacionais e no público em geral.  As abordagens trazem áreas de atuação distintas, como redes sociais, jornais e revistas e telejornalismo.

Dividido em duas partes, a primeira é voltada para aspectos mais teóricos e epistemológicos e a segunda para análises e estudos de objetos empíricos mais específicos. Segundo os organizadores, o livro traz olhares críticos e propositivos sobre questões sensíveis em meios de construção e disseminação de conteúdos em ritmo alucinante. Assinam os artigos, além dos organizadores, Rosângela Chaves, Edomm Ezrom, Thiago Franco, Marcos Nunes Carreiro, Maiara Raquel Leal, Eliani Covem, Fernanda Silva Borges e Bernadete Coelho.

Organizador e autor de dois capítulos, o professor doutor Rogério Borges, da PUC Goiás, assina um texto com análise sobre a forma pela qual o chamado “jornalismo de celebridades” compõe seu noticiário. O artigo é resultado de um projeto de pesquisa empreendido na PUC Goiás, com o apoio do CNPQ. “Falo dessa encenação do jornalismo de celebridade numa promoção, que às vezes é só reproduzida pelo jornalismo, com apelos sensacionalistas”.

A publicação do livro teve o apoio da Editora PUC, da Escola de Comunicação e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.