PUC idiomas realiza cerimônia para entrega de certificados

A PUC idiomas realizou na última sexta-feira, 16, uma cerimônia para entrega de certificados aos alunos do curso de Inglês, que concluíram os estudos neste semestre. A cerimônia contou com a presença de duas turmas, uma formada por alunos do Colégio Agostiniano e a outra por graduandos da PUC Goiás. O evento coroou anos de esforço dos estudantes, que iniciaram o curso um pouco antes da pandemia e realizaram grande parte dele durante a crise gerada pela COVID-19.

Estiveram presentes no Plenário da Área 4, familiares dos alunos, além dos professores e coordenadores dos cursos. “Hoje é muito importante estar aqui nesse evento, na formatura, porque é a culminância de um trabalho que foi feito a anos. São cinco anos do curso de Inglês para os alunos da PUC idiomas; então, esse momento é a valorização do que eles passaram. Esses alunos começaram na PUC Idiomas antes da pandemia, estudaram durante a pandemia, passaram por todo esse processo para estarem aqui hoje”, afirma a professora de Inglês Beza Morais.

A PUC Idiomas é um centro de línguas da PUC Goiás, que proporciona aos alunos da PUC, de instituições conveniadas e ao público em geral a oportunidade de aprender outras línguas, ajudando, desta forma, no processo de internacionalização promovido pela universidade. O centro de ensino oferece aulas de inglês, francês, alemão, espanhol e italiano para crianças a partir de oito anos, adolescentes e adultos, que passam a ter acesso a um ensino de qualidade por um preço acessível. As aulas são ministradas por professores graduados na área e com vasta experiência, que compartilham treinamentos contínuos das línguas e seus respectivos métodos de ensino.

O aluno de Jornalismo e formando na classe de inglês, Vinicius Cirqueira, comentou sobre a importância de se ter proficiência em língua estrangeira para engrandecimento profissional. Segundo ele, “a experiência na PUC Idiomas foi muito agregadora. Eu aprendi muita coisa por aqui. Eu já estava avançado quando entrei e não esperava formar logo. Estou fazendo Jornalismo e aprender outra língua é importante para a formação do jornalista, porque você, querendo ou não, uma hora será necessário realizar um trabalho fora do país e saber se comunicar com outras nações é fundamental.”

A PUC Idiomas mantém uma parceria com o Colégio Agostiniano desde 2015, disponibilizando os cursos dentro da própria escola para os alunos da escola, que puderam colher os frutos do seu empenho e esforço na noite da cerimônia. “É um processo bastante gratificante para mim, pois foi muita luta e dedicação durante todos esses anos, sem contar com o apoio da minha família, minha mãe e meu irmão que sempre estão ao meu lado. Eu acho muito importante aprender um novo idioma, principalmente pelo conhecimento, conhecer sempre é bom. É a melhor coisa que alguém pode adquirir. Nesses anos, em períodos de aula eu tive práticas, fiz amigos e tive uma relação muito boa com os professores. Eu “super” me adaptei ao idioma, meu sonho sempre foi fazer intercâmbio e explorar o mundo lá fora”, disse a aluna Maria Luiza Bezerra Fernandes, estudante do Agostiniano. A PUC Idiomas também mantém uma parceria com a Associação dos Soldados, Cabos e Militares do Estado de Goiás (Assego), apresentando descontos para os conveniados da associação.

O período de graduação no centro acadêmico varia de acordo com o curso: em inglês a duração é de 5 anos; francês, 3; alemão, 3; italiano e espanhol, 2 anos e meio cada. O processo de matrícula já está aberto para iniciantes dos cursos de língua ou básico 1, para todos os idiomas. Para os veteranos, as matrículas começam no dia 3 de janeiro e podem ser realizadas pelo SOL ou diretamente pela secretaria do centro de ensino. Todos os iniciantes podem realizar a matrícula diretamente na secretaria da PUC Idiomas, aberta em horário normal, das 8 às 22 horas, até o dia 22 de dezembro. Os interessados também podem entrar no site da PUC Idiomas e fazer o seu cadastro. Os documentos necessários são: RG, CPF e comprovante de endereço; tratando-se de menores, os documentos devem ser dos responsáveis.

Visitando o site da PUC Idiomas, é possível encontrar todas as informações sobre o quadro de turmas 2023/1 e para aquelas pessoas, já com conhecimento linguístico, é sugerido a realização do teste de nível para identificar em que fase os interessados se encontram dentro da estruturação dos cursos de idiomas. Os testes começam no dia 11 de janeiro e serão prioritariamente presenciais, com uma avaliação escrita e uma entrevista no idioma feita pelo professor. O calendário de testes está disponível no site da PUC Idiomas e o agendamento pode ser feito on-line, clicando na língua de interesse da pessoa.

Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom

Fotos: Wagmar Alves