PUC Goiás recebe visita do embaixador da Coréia do Sul

A PUC Goiás recebeu nesta quinta-feira, 23, a comitiva do novo embaixador da Coréia do Sul, Lim Ki-mo, no Memorial do Cerrado. O objetivo foi conhecer o museu a céu aberto da universidade e o trabalho desenvolvido na preservação do bioma Cerrado. Também foi discutida a possibilidade de parceria bilateral em pesquisas e intercâmbio.

Eles foram recebidos pela reitora, professora Olga Ronchi, pelo chefe de gabinete, professor Lorenzo Lago, pelo assessor de Relações Internacionais, professor Paulo Gonzaga, e pela equipe do Instituto do Trópico Subúmido. Participou ainda do encontro o assessor de Assuntos Internacionais de Goiás, Giordano de Sousa, acompanhado de César Moura, secretário de Cultura, Plínio Viana, da Secretaria de Indústria e Comércio, e Alexandre César, da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação.

Embaixador recebe lembrança da PUC Goiás

Acompanhado pela esposa, a embaixatriz Chun Jin-ah e pela pesquisadora Jeong Hi-jeong, o embaixador conheceu parte do completo do Memorial do Cerrado, incluindo o Museu de História Nacional e a Vila Cenográfica Santa Luzia. Ficou impressionado com a beleza do local. “É uma mescla de ciência, cultura, história e natureza. Estamos abertos a futuras colaborações”, garantiu ele.

Anfitriã da visita, a professora Olga Ronchi falou do potencial da PUC Goiás para parcerias com outros países. “Essa foi uma iniciativa do próprio embaixador, que teve referências muito boas deste espaço e da PUC Goiás, e quis conhecer a cultura e as raízes culturais do nosso povo”, comentou. Ela ressaltou a possibilidade de intercâmbio nas áreas da educação e da inovação com a República da Coréia do Sul a partir deste primeiro encontro.

Atualmente a universidade mantém convênio com 63 instituições estrangeiras, mas nenhuma na Coréia do Sul, que é referência mundial na área da educação. Segundo o professor Paulo Gonzaga, a visita inédita abre as portas para a parceria nas áreas de pesquisa, mestrado e doutorado.

Participantes da visita, representantes do governo estadual de Goiás também elogiaram a recepção e reafirmaram o interesse do estado em manter parceria coma Coréia do Sul. “Queremos mostrar para eles como estamos bem localizados e com podemos nos ajudar mutuamente”, explicou Giordano. A comitiva seguiu em agenda na capital durante a quinta-feira.

(Fotos: Ana Paula Abrão/Dicom)