PUC Goiás promove acolhida aos próximos estagiários da Santa Casa de Misericórdia

Cerca de 826 alunos de todas as áreas da saúde ingressarão no programa de estágio da Santa Casa de Misericórdia neste semestre.

Por essa razão, às 8h desta terça-feira, 06 de setembro, foi promovida uma acolhida no auditório da área 4, na presença dos futuros estagiários, Dom Levi Bonato, coordenadores de cursos e representantes da Santa Casa de Misericórdia.

A superintendente da Santa Casa de Misericórdia, Dra. Irani Ribeiro de Moura, manifestou alegria na acolhida, mas lembrou que esse também é um momento de muita responsabilidade, especialmente para os diretores da Santa Casa: “Trata-se de um hospital filantrópico que atende 96% com demanda do SUS. Trabalhamos muito para que a Santa Casa possa oferecer um ensino desejado e uma tecnologia avançada para esses estudantes, mas também trabalhamos muito a questão da humanização para que os nossos alunos tratem os nossos pacientes de maneira humanizada. Isso é muito importante. Os pacientes precisam ser ouvidos e examinados com respeito, carinho e ética”, destacou.

A acolhida foi ocasião também de explicar sobre o ambiente hospitalar, falar sobre os rodízios, mostrar o hospital para que os futuros estagiários possam tirar o melhor proveito possível da oportunidade.

Ainda de acordo com a Dra. Irani: “A Santa Casa, eu digo, ela é uma bíblia: lá nós aprendemos tudo. Aprendemos Medicina, aprendemos relacionamento humano, aprendemos com o sofrimento das outras pessoas e, sobretudo, aprendemos a amar ao próximo”, afirmou.

Por sua vez, ao fazer uso da palavra, a professora Marília Rabelo, coordenadora de Apoio ao Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Júniores (CAEME), destacou a importância do SUS para a formação do estagiário na área da saúde:

“A oportunidade de estagiar em um hospital filantrópico deixa ainda mais clara a importância do SUS. Muitos dos estagiários, ao formar, vão para a rede pública. O SUS é muito importante nesse sentido, por ser uma ferramenta que nós usamos o tempo inteiro, de fomento à saúde”, disse.

Depois da abertura da acolhida, que contou com a bênção de Dom Levi Bonato, ainda houve duas palestras: uma referenciando o SUS e a outra sobre habilidades e competências na área da saúde.

Perguntada sobre suas expectativas com relação ao estágio, a estudante do curso de Medicina Letícia Rodrigues respondeu empolgada: “Penso que esse estágio é a oportunidade que a gente vai ter de vivenciar um pouco mais a Medicina e, de mim, os pacientes podem esperar atenção e acolhimento. Em alguns casos, eles precisam apenas ser ouvidos”, afirmou.