PUC Goiás participa de discussões da retomada do crescimento econômico

Pesquisadores da PUC Goiás participaram nesta terça-feira, 26, o Seminário Ações para a retomada socioeconômica e desenvolvimento de Goiás, encontro virtual promovido pela Secretaria de Estado da Retomada. Durante o evento, professores de várias instituições de ensino superior apresentaram trabalhos sobre a temática, que podem contribuir para a saída da crise causada pela pandemia da Covid-19. O debate virtual foi transmitido e está disponível na íntegra no canal no YouTube da UEG TV, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), parceira do evento.

Para o secretário da Retomada, César Moura, o evento buscar amenizar os prejuízos causados pela pandemia e que afetaram os mais vulneráveis. Além da PUC Goiás e da UEG, a programação do seminário contou com a colaboração de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Centro Universitário Alves Faria (Unialfa).  “Ao mesmo tempo em que reconhece os estudos de pesquisadores goianos, o seminário serve para debater prováveis soluções que tenham a ver com a realidade regional e ajudem a resolver demandas econômicas e sociais do nosso Estado”, declarou Moura.

Mediadora do debate on-line, a gerente de Avaliações e Informações da Retomada, Suellen Mara, acredita que a primeira edição do seminário permitiu a conexão entre as universidades e a secretaria, possibilitando o compartilhamento das pesquisas e projetos em andamento para o crescimento do Estado.

Os estudiosos da PUC Goiás também apresentaram pesquisas na área de Desenvolvimento Regional. O encerramento do debate contou com as falas do coordenador do mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial, da PUC Goiás, Antonio Pasqualetto e dos professores Pedro Araújo Pietrafesa e Jeferson de Castro Vieira.

Segundo o professor Pasqualeto, a universidade apresentou projetos de pesquisa em desenvolvimento regional e disponibilizou acerto de dissertações, livros e artigos sobre a temática. “Vamos trabalhar em estratégias que possam contribuir para a retomada do crescimento do estado”, explicou o professor. Após este evento, reuniões específicas serão realizadas para garantir a atuação conjunta.

(Com informações da Secretaria da Retomada – Governo de Goiás)