PUC Goiás homenageia o professor Júlio Rubin com entrega do Diploma de Mérito Científico

Dentro da programação do VIII Congresso de Ciência e Tecnologia, a PUC Goiás também prestou homenagem a um de seus pesquisadores renomados, o professor Júlio César Rubin de Rubin, com a entrega do Diploma de Mérito Científico, honraria que reconhece as contribuições científicas dos pesquisadores e pesquisadoras para o desenvolvimento da ciência no Brasil e no mundo.

Veja as fotos do evento

O professor Júlio Rubin leciona nos cursos de graduação em Arqueologia e Biologia e nos Mestrados em Ciências Ambientais e Saúde e História da PUC Goiás.

Graduado em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutor em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o professor também foi diretor do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia da PUC Goiás, de 2007 a 2011 e, também, coordenador do curso de Arqueologia entre 2011 e 2014.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq, coordena o projeto de pesquisa ‘escavação do sítio arqueológico Serranópolis Goiás: novas perspectivas’, que traz uma contribuição para as discussões científicas relacionadas com a ocupação humana no Planalto Central brasileiro.

O homenageado também tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoarqueologia, atuando principalmente nos temas: gestão do patrimônio cultural e meio ambiente, arqueologia, geoarqueologia, análise e planejamento ambiental e planejamento territorial, além de ter dezenas de artigos publicados em revistas científicas e livros.

A cerimônia para a entrega da homenagem reuniu na tarde da última sexta-feira, 21, no teatro da área 4, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Milca Severino, os diretores das Escolas da PUC Goiás, a professora Maria Zaira Turchi, familiares e ex-alunos do homenageado, além de estudantes da universidade.

Ao falar sobre a relevância da homenagem e do homenageado, a professora Milca Severino destacou os 50 anos do IGPA (Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia) e afirmou que o momento é de grande importância para a comunidade acadêmica: “É um momento de júbilo. Nós reconhecemos a importância do pesquisador, do cientista, na construção do conhecimento e também na socialização do conhecimento”, explicou.

Muito emocionado com a homenagem, que contou com uma série de depoimentos e uma apresentação reproduzida por vídeo, o professor Júlio César Rubin de Rubin disse sentir-se honrado e desafiado na ocasião: “É uma honra muito grande receber essa homenagem da PUC Goiás e também um desafio porque nos vai ser cobrado muito mais nesse sentido, mas a gente está preparado. Quem faz pesquisa no Brasil está preparado para tudo, principalmente nós que dependemos muito de dados primários de campo, ou seja, a nossa produção é com arqueologia e a gente precisa das escavações, de recursos. Esse mérito científico, na verdade, é para a equipe toda porque o meu trabalho é feito em equipe”, enfatizou.

Questionado sobre a continuidade do seu trabalho, o professor foi categórico: “Eu não vou parar de trabalhar nunca. Eu só vou parar de produzir e pesquisar no dia que eu não conseguir por motivos de força maior. Eu tenho planos, projetos e estou organizando orçamentos para continuar pesquisando por mais cinco anos. Sou apaixonado pelo que eu faço. Trabalhar, investigar, fazer pesquisa, produzir não tem idade”, afirmou otimista.

Presente na solenidade, o ex-reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado, auxiliou a professora Milca Severino na entrega do diploma ao homenageado.