PUC Goiás e OAB/GO promovem palestras em homenagem ao ‘Setembro Verde’

A PUC Goiás promoveu, na noite desta terça-feira, 13, no teatro PUC (Câmpus V), duas palestras em comemoração ao ‘Setembro Verde’, campanha que surgiu para reforçar a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.

Fruto de uma parceria entre a Escola de Direitos, Negócios e Comunicação e a ESA – Goiás (Escola Superior da Advocacia), a presidente e a vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/GO, fizeram uma exposição detalhada abordando diversos aspectos do tema. O evento reuniu estudantes e professores do curso de Direito, além de ter sido gratuito e aberto a comunidade.

A primeira palestra foi da professora Tatiana Takeda, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/GO. Ela afirmou que, dentre os objetivos da campanha, está promover a sensibilização, conscientização e informação da sociedade: “As barreiras atitudinais, assim como as barreiras arquitetônicas, estruturais, comunicacionais atrapalham muito o dia a dia da pessoa com deficiência e, às vezes, é a própria sociedade que impõe essa limitação”, afirmou.

A professora também registrou que, em muitos casos, a discriminação decorre da falta de conhecimento: “O nosso objetivo com esse evento, portanto, é despertar a sociedade para que ela não discrimine sem querer a pessoa com deficiência”, esclareceu.

A palestra da professora Tatiana foi sucedida pela exposição da vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/GO, Danielly Carvalho. Para ela, esse tipo de evento reforça a necessidade de esclarecimento da população sobre a luta pelo direito das pessoas com deficiência: “Um grande problema é que há direitos para as pessoas com deficiência previstos na nossa legislação, entretanto, muitas pessoas desconhecem ou não buscam por eles”, relatou.

Presente no evento, Ana Flávia Mori Lima, diretora da Escola de Direitos, Negócios e Comunicação da PUC/GO, reforçou que a PUC Goiás e a OAB/GO comungam dos mesmos ideais, dentre eles, a inclusão social e informou que, no projeto pedagógico da EDNC (todos os 7 cursos de graduação), bem como os projetos pedagógicos do EAD, esse tema é tratado.

Ao final, comemorando a realização do evento, a professora registrou: “Os alunos sairão daqui como multiplicadores na defesa dos direitos das pessoas com deficiência”.