PUC Goiás é finalista do 18º Prêmio IEL de Estágio em duas categorias

No ano em que completa a sua 18ª Edição, o Prêmio IEL de Estágio em Goiás, mais uma vez, tem entre seus finalistas a PUC Goiás. Este ano, nas categorias Educação Inovadora e Projeto Inovador.

O prêmio foi criado com o objetivo de incentivar a excelência dos programas de estágio, reconhecendo seus clientes e parceiros: as empresas, os estagiários e as instituições de ensino. A premiação é dividida em três categorias diferentes: Projetos Inovadores, que são as práticas desenvolvidas pelos estagiários em diversos campos e áreas; Educação Inovadora, que destina o prêmio às instituições de ensino superior e tecnológica e avalia o programa de estágio de maneira global, inclusive, com a observância do cumprimento da lei de estágio e normativas correlatas; e, por fim, a categoria Empresas Inovadoras.

Satisfeita com os frutos colhidos, a professora Marília Rabelo, coordenadora de Apoio ao Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Juniores, comemora o fato de que, em 2022, a PUC Goiás é finalista em duas categorias: Projetos Inovadores e Educação Inovadora.

Sobre figurar como finalista na categoria Educação Inovadora, a professora lembra que essa condição não é uma novidade. “Já tem alguns anos que nós somos finalistas em Educação Inovadora. Ano passado, por exemplo, a gente ganhou em Projetos Inovadores e ficamos em 3º lugar na ‘educação inovadora’”, recorda.

Ainda sobre a importância da premiação e de se ofertar oportunidades que unam o conhecimento adquirido em sala de aula com a boa prática profissional, Marília Rabelo registra: “Além das aptidões técnicas, o mercado de trabalho busca futuros profissionais que tenham capacidade de trabalhar em equipe, que sejam articulados, comunicativos. A academia precisa aproximar do setor produtivo, indústria, comércio, terceiro setor. É pra isso que nós formamos os nossos estudantes e o prêmio IEL tem mostrado que nós estamos no caminho certo, atendendo às exigências que o mercado faz. A premiação, em última análise, é uma coroação, um reconhecimento”, explica.

Já o prêmio Projeto Inovador, também finalista, é de autoria da aluna do curso de Engenharia Elétrica Isabela Félix da Silva. O responsável por supervisionar seu estágio foi o professor Wanderson Rainer, coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação.

Ao falar sobre o projeto, o professor explicou que Isabela Félix, além de ser sua aluna na PUC Goiás, é estagiária na Faculdade de Tecnologia do SENAI, atuando na área de automação industrial. “Como também sou docente do SENAI, a estudante ficou sob minha supervisão, de forma que estabeleci e gerencio as atividades realizadas por ela no estágio e, uma delas, foi o desenvolvimento de um sistema não invasivo de eficiência energética para os aparelhos de ar condicionado da unidade. O projeto foi orientado por mim e desenvolvido pela aluna, sob minha supervisão e se mostrou eficiente. Estamos felizes por sermos finalistas”, explica o professor.

A aluna finalista, Isabela Félix, conta que ficou muito feliz quando soube que havia sido classificada como finalista do prêmio IEL de Estágio. Ela explica que o projeto por ela desenvolvido é voltado para a eficiência energética aplicada em aparelhos de ar condicionado, com o intuito de evitar que o aparelho seja esquecido ligado em ambiente durante um período de tempo de maneira desnecessária. “O meu projeto tem o intuito de evitar que isso ocorra, de maneira que o aparelho se desligue a partir de uma programação, por meio de infravermelho enviado para o ar condicionado, permitindo seu desligamento a partir de determinado horário programado em que o ambiente não está sendo utilizado”, esclarece.

A premiação regional, de acordo com o edital, tem previsão de entrega para o dia 28 de setembro.