PUC Goiás chancela 26 novos mestres e doutores

Orientada por sua missão e visão de futuro, a PUC Goiás conta com 11 programas de pós-graduação stricto sensu (11 cursos de mestrado e 3 doutorados), divididos em 3 grandes áreas: Ciências Humanas Sociais e Aplicadas, Engenharias e Planejamento Urbano e Ciências Biológicas e da Saúde.

Na tarde desta quinta-feira, 27, novos concluintes, sendo 20 mestres e 6 doutores, receberam o título pela PUC Goiás, no Plenário da Reitoria. Compuseram a mesa diretiva, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Milca Severino, e o coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu, professor Darlan Feitosa.

Dentre os concluintes que receberam título de doutor está a professora Luciana Novais de Oliveira Brito. Ela conta que a sua trajetória acadêmica na PUC Goiás começou na graduação e a trouxe até o doutorado: “Aqui na PUC Goiás, eu fiz a graduação em Psicologia, o mestrado e o doutorado e o sentimento hoje é de imensa gratidão com o encerramento de mais um ciclo, repleto de dedicação”, cita.

Coordenadora do projeto Alfadown, voltado ao atendimento de crianças, adolescentes e adultos com Síndrome de Down, a professora explica que desenvolveu sua tese ancorada no estudo sobre a importância dos pais no desenvolvimento da autonomia do jovem com Síndrome de Down.

Saúde bucal infantil e o zika vírus

Já entre os concluintes do mestrado está Adelayde Gracyelle Martins Vaz, advogada e odontóloga responsável por uma dissertação acerca da atenção à saúde: “O meu interesse pela área da saúde é tão grande que, antes do mestrado, eu fiz uma especialização em pacientes com necessidades especiais”, informa.

Em sua dissertação, Adelayde fez um estudo sobre as crianças filhas de mães afetadas pelo zika vírus, avaliando a qualidade de vida relacionada à saúde bucal dessas crianças acometidas por essa síndrome congênita.

Muito satisfeita com a entrega feita aos alunos e sobretudo à sociedade, a professora Milca Severino destacou que os mestres e doutores formados certamente vão contribuir muito para o desenvolvimento nas suas respectivas áreas de atuação e, ao parabenizá-los, relembrou o importante papel da PUC Goiás na formação e qualificação profissional.

Na oportunidade, a professora destacou que a universidade está com editais abertos para todos os programas: “É só acessar o site da PUC Goiás para ler os editais. Lá estão as explicações detalhadas das normas para ingresso nos programas”, informa.

Ainda sobre os programas

Considerado um curso analítico e de pesquisa, o mestrado acadêmico é voltado a pesquisas e novos conhecimentos para a ciência, oportunizando também formação docente. Durante dois anos, o estudante é acompanhado por um professor orientador, que o auxilia na elaboração de uma dissertação sobre um tema de seu interesse. Para obter o título de mestre, o pós-graduando deve, ao final do curso, apresentar e defender seu trabalho perante uma banca examinadora.

O mestrado profissional, que também tem duração de dois anos, busca capacitar pessoas com estudos e conceitos que lhes permitam transferir o conhecimento técnico-científico para o mercado de trabalho e não apenas no ramo da docência.

Já o doutorado acadêmico é um curso que dura quatro anos e tem foco na área da pesquisa. O nível de aprofundamento é maior do que o mestrado e para obter o título de doutor, o acadêmico precisa, ao final da pós-graduação, apresentar e defender sua tese, que deve expor um novo ponto de vista a respeito de um tema perante uma banca examinadora.

O doutorado profissional, por sua vez, foca em estreitar laços entre a universidade e o setor produtivo.

Fotos: Ana Paula Abrão