PUC empossa coordenadores de cursos e diretores de escolas

Com a expectativa de incentivar uma gestão de qualidade e, ao mesmo tempo, impulsionar os projetos pedagógicos das escolas e cursos, a PUC Goiás promoveu nesta quarta-feira, 18, no auditório da Área 4, solenidade de posse das lideranças que assumem coordenações de dez cursos de graduação, além dos diretores que estarão à frente de oito escolas nos próximos quatro anos.

Do total de empossados, 13 foram reconduzidos ao cargo (confira a lista completa abaixo), e cinco assumem novas gestões nas seguintes áreas: profa. Ana Lúcia Zampieri (Farmácia), prof. André Luiz Alves (Engenharia da Computação), profa. Elizabeth Pereira (Ciências Contábeis), profa. Ana Flávia Mori (direção da Escola de Direito e Relações Internacionais) e profa. Juliany Guimarães (direção da Escola de Ciências Sociais e da Saúde).

Nas reconduções, a responsabilidade aumenta para atualizar a missão, postura que exige novos olhares e entre os que tomam posse em gestões inéditas, o sentimento é de gratidão e, ao mesmo tempo, senso de responsabilidade frente aos desafios vivenciados pelo ensino superior no Brasil.

A nova gestora da Farmácia, profa. Ana Lúcia, almeja consolidar o curso em Goiânia, em Goiás e no Brasil, visto que muitos egressos atuam em outros estados do País. Com a proposta de mudar a matriz curricular e finalizar o projeto pedagógico do curso para os próximos anos, a coordenadora também avalia as potencialidades dessa área no estado goiano, considerando que as indústrias farmacêuticas e cosméticas têm contratado muitos egressos da instituição.

Outras áreas que demandam profissionais são a farmácia hospitalar, magistral, saúde pública e drogarias, fora outras 130 áreas de atuação as quais o profissional farmacêutico pode atuar. A docente é farmacêutica, mestre em Química e doutora em Ciências da Saúde.

A professora Elizabeth Pereira já lecionava na PUC como docente antes de ser chamada para a coordenação de Ciências Contábeis e, agora, assume a missão de renovar o curso, dar continuidade ao trabalho desenvolvido e, ao mesmo tempo, buscar o novo, com engajamento das equipes e aproximação com os estudantes. Ela é especialista em Auditoria e mestre em Desenvolvimento Regional e também já atuou como assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

Em consonância com o depoimento das colegas de gestão, o prof. André Luiz está na frente do curso de Engenharia da Computação com um olhar voltado à superação de desafios e, também, com uma expectativa de confiança em relação à potencialidade do curso, que acompanha as demandas e novidades das tecnologias. Com o curso bem avaliado pelo Enade, está otimista pela qualidade e sinergia da equipe com que irá trabalhar nos próximos anos. Ele é bacharel em Engenharia Civil e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, especialista em Ciências da Computação, mestre em Engenharia de Produção e Sistemas e atualmente doutorando da Universidade Politécnica de Madri (Espanha).

Projeto escolas

A PUC também recrutou novas lideranças para as escolas, projeto que redesenhou a infraestrutura da universidade e a didática na graduação, atualmente com um olhar mais contemporâneo e interdisciplinar para o ensino superior.

De olho nessas demandas, a profa. Ana Flávia Mori, após cumprir um ciclo de oito anos na Pró-Reitoria de Graduação, onde assumiu a Coordenação de Apoio Pedagógico e, posteriormente, a Coordenação de Apoio ao Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Juniores, agora vai para o Câmpus V (Jardim Goiás), como diretora da Escola de Direito e Relações Internacionais.

Com mais de 5 mil estudantes e 300 docentes, a meta é buscar a qualificação do corpo discente conforme as orientações do MEC e do Sistema Nacional de Avaliação Superior (Sinaes): “a escolhe acolhe dois cursos que formam profissionais pensantes, operadores do Direito e bacharéis em RI, que ocupam espaços no mercado de trabalho e fazem a diferença em várias áreas profissionais”, declara. Ela é egressa da casa, tem bacharelado, especialização e mestrado na área do Direito.

Também ex-aluna da instituição, onde ingressou no curso de Psicologia em 1995 como discente, a profa. Juliany Guimarães por aqui também cursou seu mestrado, além de ter uma trajetória na gestão. Já foi coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisas e Práticas Psicológicas (Cepsi), esteve à frente do curso de Psicologia e, agora, é diretora da Escola de Ciências Sociais e Saúde. Considerando a relevância dos cursos que compõem a escola, a expectativa é de movimentar os projetos sociais e de saúde em direção à comunidade. Juliany também é doutora em Psicologia pela UNB.

Censo da Educação Superior

A solenidade de posse ocorreu durante a Reunião de Gestores, evento tradicional da universidade, conduzido pela Reitoria, que congrega as lideranças docentes e administrativas para um balanço do último semestre, discussão de temas atuais, além da partilha de metas prospectivas.

A pauta principal foi apresentada pela vice-reitora Olga Ronchi, que apresentou os resultados do Censo da Educação Superior no Brasil, relativo ao ano de 2018. Um fato notável no documento é o crescimento da educação a distância no Brasil, a tal ponto que o próximo censo deva indicar a mesma proporção entre estudantes de EAD e cursos presenciais.

Todavia uma nova portaria do MEC, divulgada neste mês, equilibra esses números e prevê a possibilidade de as instituições colocarem até 40% de estudos em EAD nos cursos presenciais, modalidade que tem o apelido de curso híbrido.

“É uma decisão que abarca 75% dos cursos superiores presenciais no Brasil, então teríamos uma massificação desse mix de EAD com presencial. Essa é uma tendência mundial, muitas instituições no mundo já utilizam esse tipo de modalidade, também com metodologias ativas”, afirmou a vice-reitora.

Ela vê essa mudança de forma positiva, já que o estudante aumenta exponencialmente o seu tempo de dedicação aos estudos, possibilitando maior autonomia e busca pela infraestrutura dos espaços acadêmicos (bibliotecas, laboratórios, programas de tutoria, etc). “É uma importante ferramenta que traz ao aluno maior capacidade de aprendizagens em diferentes ambientes, e isso impacta favoravelmente a qualidade na educação superior”, analisou.

Lista completa dos empossados:

(Direções) 

Prof. Marcelo Granato – Escola de Artes e Arquitetura

Profa. Mírian Gusmão – Escola de Ciências Exatas e da Computação

Prof. Wilson Cruvinel – Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas

Profa. Juliany Guimarães – Escola de Ciências Sociais e da Saúde

Profa. Sabrina Moreira – Escola de Comunicação

Profa. Ana Flávia Mori Lima – Escola de Direito e Relações Internacionais

Prof. Fábio Simões – Escola de Engenharia

Prof. Romilson Siqueira – Escola de Formação de Professores e Humanidades

(Coordenações) 

Prof. Joriver Canedo – Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Profa. Cristiane Loriza – Arqueologia

Prof. Helder Silva- Biologia (licenciatura)

Profa. Karlla Greick – Biomedicina

Profa. Carmem Centeno – Ciência da Computação

Profa. Elizabeth Pereira – Ciências Contábeis

Prof. André Luiz Alves – Engenharia da Computação

Profa. Ana Lúcia Zampieri – Farmácia

Prof. Danns Barbosa – Química

Prof. Marlos Castanheira – Zootecnia

 

 


Fotos: Wagmar Alves