PUC acolhe lançamento da Campanha da Fraternidade

Promover um diálogo a partir da realidade educativa do Brasil. Com esse foco, a Arquidiocese de Goiânia lançou no último dia 2 de março, no contexto litúrgico da Quarta-feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade 2022, no auditório da Área 4 da PUC Goiás.

Realizada pela terceira vez com a temática da Educação, a CF apresenta neste ano o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Provérbios 31, 26), com um olhar para os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 na educação pública e privada.

Dentro desse contexto, a CF foi aberta oficialmente pelo arcebispo metropolitano, dom João Justino, que explicou à comunidade o propósito da iniciativa, destacando seus principais objetivos, além de citar as duas campanhas anteriores que pautaram o tema da Educação: a primeira, em 1982, com o lema “A verdade vos libertará” (João 8, 32) e a segunda, realizada em 1998, com o enfoque “A serviço da vida e da esperança”.

Campanhas trazem vitalidade à Igreja

De acordo com dom João Justino, muitas pastorais no Brasil nasceram a partir das proposições das Campanhas da Fraternidade da CNBB, entre elas, a Pastoral da Educação, que foi fortalecida em razão da primeira CF sobre Educação, realizada há 40 anos.

Ele também fez uma retrospectiva da iniciativa no País, que começou em 1964, com o intuito de associar a Quaresma com uma campanha em prol da fraternidade, seguindo o exemplo de uma experiência bem-sucedida ocorrida na Arquidiocese de Natal (RN) em 1962.

É importante destacar que a Campanha é realizada anualmente pela Igreja Católica no tempo da Quaresma, período de 40 dias que antecede à Páscoa, como um incentivo à conversão e à pratica de ações solidárias.

“A Campanha como um conjunto de esforços e ações coordenadas para alcançar um fim se tornaria um dispositivo pastoral no Brasil para incrementar o apelo quaresmal e a transformação social.

São objetivos permanentes da Campanha da Fraternidade: despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos, na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização e na promoção humana em vista de uma sociedade justa e fraterna”.

Trecho do discurso proferido pelo arcebispo metropolitano dom João Justino, durante o lançamento da CF 2022 na PUC Goiás.

Pacto Educativo Global

O tema da iniciativa também foi impulsionado pelo Pacto Educativo Global, proposto pelo papa Francisco em outubro de 2020. Trata-se de um chamado, no qual o santo padre convoca toda a sociedade a priorizar uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade.

Ao atentar a comunidade para este convite do pontífice, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB, padre Luiz Henrique Brandão, enfatizou que a demanda por uma formação humanizada faz-se urgente e necessária diante dos problemas enfrentados pela sociedade contemporânea.

“O desafio desta proposta já seria grande em qualquer momento da história. Em um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações, ele se tornou ainda mais urgente e desafiador.

Por isso como diz o texto-base e inspirados pela palavra do papa Francisco, é preciso reaprender a amar, a perdoar, cuidar, a curar, a dialogar e a servir a todos, construindo uma verdadeira fraternidade, necessária na justiça e na paz. Isso só será possível, como cita o texto da Campanha, à medida que Cristo nos liberta do egoísmo”.

Mesmo diante dos contrapontos, o padre diocesano destacou três passos citados no texto-base, que podem auxiliar a sociedade a se aproximar do ideal educativo proposto pelo papa.

São eles: a escuta da realidade educativa atual, que possibilita encontrar o gesto, a palavra oportuna e o verdadeiro encontro com o outro; o discernimento para escutar a palavra de Deus e a ação para iniciar processos que cooperam para a transformação da realidade educativa do País.

Campanha e espiritualidade

A espiritualidade da Campanha foi outro gancho apresentado pela Arquidiocese de Goiânia na ocasião da solenidade de lançamento.

De forma didática, o padre diocesano Rodrigo Lacerda explicou à comunidade o significado do cartaz da CF, que ilustra a dramática passagem em que uma mulher adúltera é julgada por seus acusadores no templo de Jerusalém e é acolhida por Cristo.

A imagem também mostra os dizeres “amor e sabedoria”, supostamente escritos por Jesus, enquanto acalmava a multidão.

Cartaz da Campanha da Fraternidade 2022, fixado no hall de entrada da Área 4 da PUC Goiás

Ao ler essa passagem do Evangelho, o padre explicou o contexto de conflito vivenciado por Jesus, a solução encontrada por ele e sua misericórdia diante do ser humano.

Jesus encontra-se em um momento de tensão, pois se ele cumpre a Lei de Moisés aquela mulher perderia a vida. Se segue à risca, ele ficaria em uma situação difícil com os romanos, que proibia a pena de morte para os judeus. Jesus, porém inclinando-se começou a escrever com o dedo no chão, ergueu-se e disse: quem dentre vós não tiver pecado, que atire a primeira pedra. Inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão e foram saindo um por um, a começar pelos mais velhos”.

Na sequência, ao ficar sozinho com a mulher, Jesus lhe questiona se alguém a condenou e diante da negativa, ele diz que também não a condena. Com um incentivo à conversão, o mestre ordena-lhe:  “vá e não peques mais”.

Ao narrar e explicar os elementos da narrativa, o padre convidou a todos para iniciarem uma imersão no processo de conversão, como ocorreu com a mulher adúltera.

Autoridades

A solenidade de lançamento reuniu diversas autoridades do poder público, da educação e membros da sociedade civil, entre elas, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que destacou o impacto da Campanha da Fraternidade na educação estadual.

“Ela tem a capacidade de atingir vários segmentos, inclusive o País e todo o território do estado de Goiás. O intuito é trazer uma motivação para que os jovens não desistam das escolas e do ensino.

Quando temos uma posição da igreja católica que fortalece essa tese, que mostra que dentro da leitura da Bíblia há vários pontos que mostram o enaltecimento de valores como a solidariedade e amor ao próximo, isso evita o caminho da criminalidade e um futuro não promissor”.

Governador de Goiás destacou que a Igreja Católica incentiva a permanência no ensino e o projeto de vida dos jovens

Na ocasião, também foram apresentados à comunidade o vídeo e o hino oficial da Campanha da Fraternidade, que foi entoado pela equipe de canto litúrgico da Arquidiocese de Goiânia.

Da esquerda para a direita: profa. Ana Cristina (Externato São José), profa. Olga Ronchi (reitora da PUC Goiás), Ronaldo Caiado (governador de Goiás), dom João Justino (arcebispo metropolitano), dom Levi Bonatto (bispo auxiliar de Goiânia), padre Luiz Henrique Brandão e padre Rodrigo Lacerda

Cobertura fotográfica: Weslley Cruz