Publicidade e Propaganda conta com nova gestão acadêmica

Multimídia e atento às transformações do mundo, o curso de Publicidade e Propaganda da PUC Goiás está com nova condução acadêmica desde o mês de agosto. Para oficializar a transição, a universidade promoveu na manhã desta sexta-feira, 7, a solenidade de posse da docente Luciana Ferreira Serenini, como coordenadora do curso de PP para o período de 01/08/2022 a 31/07/2026.

Presidida pela reitora Olga Izilda Ronchi, a cerimônia reuniu representantes da Pró-Reitoria de Graduação, Escola de Direito Negócios e Comunicação, a qual o curso está vinculado, coordenadores, diretoras de outras escolas e o corpo discente do curso de Publicidade.

Com a nova portaria, a professora Serenini dá sequência ao trabalho que, nos últimos 10 anos, foi conduzido pela professora Adriana Ferreira.

Agradecimento e acolhida

Em discurso, a pró-reitora de Graduação, profa. Sonia Margarida Gomes Sousa, agradeceu o empenho da docente antecessora e sua relevante colaboração à instituição desde quando a universidade tinha outra estrutura organizacional até e os desafios superados atualmente, durante a pandemia da Covid-19.

Ela falou sobre a reinvenção das didáticas e a vinda das plataformas digitais para implantação do regime remoto extraordinário e, posteriormente, híbrido, antes da retomada 100% presencial das atividades acadêmicas.

De acordo com a pró-reitora, a universidade conseguiu construir, em tempo recorde, “uma verdadeira comunidade de aprendizagem”.

Dirigindo-se à atual coordenadora, ela agradeceu a disponibilidade da nova gestora, destacou que o maior patrimônio da universidade são os professores e manifestou o ensejo da busca pela nota 5 (avaliação máxima) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Vale destacar que, em 2018, o curso atingiu a exitosa nota 4 no Exame.

Educação para cidadania

Em um discurso emocionante, a profa. Adriana fez uma fala de agradecimento à toda comunidade acadêmica, destacando a união do colegiado para realização de um trabalho de serviço e entrega aos estudantes.

Única mulher negra do corpo docente do curso de Publicidade e Propaganda, ela discursou com empoderamento e representatividade, manifestando o sonho de, um dia, todas as mulheres pretas e pardas alcançarem postos de liderança não pelo fato de serem exceção, mas, sim a regra.

Destacando o papel transformador da educação, a profa. Luciana Serenini partilhou seu amor pela docência e pelos estudantes, que são a razão de ser da sua missão. Com uma trajetória de 13 anos como professora universitária, fruto de uma decisão amadurecida sobre seu projeto de vida, a nova coordenadora assume, pela primeira vez, a gestão do curso de Publicidade e Propaganda, aos 53 anos de idade. Publicitária atuante no mundo do trabalho e empreendedora, ela é mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás, onde também é doutoranda pelo mesmo programa.

Papel da coordenação

Em acolhida às duas professoras, a reitora da universidade destacou que os coordenadores  são a linha de frente do projeto pedagógico institucional e estão em constante contato com os estudantes, destinatários do processo de ensino e aprendizagem, a razão e sentido de existência de qualquer instituição educativa.

Ela também pontuou que  gestão acadêmica é um cargo de muita liderança, que se traduz com autoridade, colegialidade, diálogo e, principalmente, serviço. “É tempo de escuta, disponibilidade, presença e cuidado das pessoas que habitam a casa”, pontuou, destacando, também, a natureza católica, filantrópica e comunitária da PUC e sua sintonia com o papa Francisco e a Arquidiocese de Goiânia.

Ao final, convidou a comunidade acadêmica para participar das comemorações de aniversário da PUC Goiás, que ocorrem no dia 17 de outubro, às 18 horas, na Paróquia Universitária e a abertura do Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação, no dia seguinte, às 9 horas, no auditório da Área 4.

Fotos: Wagmar Alves