Professores e alunos da PUC reconhecidos pela dedicação à ciência

Professores e alunos da PUC Goiás receberão o Prêmio Talentos na Ciência e Tecnologia de Goiânia pelo trabalho e pela dedicação à pesquisa. Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), a iniciativa homenageará no dia 13 de dezembro pessoas que se destacaram na sua área de atuação em prol do segmento e é dividida em duas categorias, a primeira voltada para alunos das universidades e a segunda para profissionais.

Além da PUC, participam d a premiação Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Goiás (IFG), UniAlfa, Senai Italo Bologna, Senai Fatesg e Unip. Foram indicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação três representantes do corpo docente e três do discente pelo currículo e pelo reconhecimento da sociedade.

Foram escolhidos os professores Aparecido Divino da Cruz, Daniela Sacramento Zanini e Marcos Lajovic, e os alunos Aurélio Santos Miranda, Bruna Miranda de Oliveira e Ana Flávia Zanelli de Almeida. Segundo a pró-reitora da área, professora Milca Severino, é uma forma de materializar o reconhecimento da ciência e da tecnologia para a sociedade. “As pessoas vão percebendo o lugar da ciência nas suas vidas, no cotidiano. O que é feito na universidade nem sempre tem o conhecimento da comunidade e o prêmio publiciza para o senso comum”.

Os nomes indicados pela PUC Goiás, segundo a professora Milca, são atuantes na ciência e já foram reconhecidos em outros momentos, o que era um critério do edital da premiação. Os premiados foram avaliados por um conselho da premiação.

No caso dos professores, foram escolhidos currículos com atuação na Saúde, Humanidades e Tecnologia. Os professores Aparecido, conhecido como Peixoto na instituição, e Daniela, são bolsistas produtivos do CNPQ e o professor Marcos Lajovic coordena o Núcleo de Inovação Tecnológica da PUC. Já os alunos foram premiados por seus trabalhos de Iniciação Científica no último Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC por bancas formadas de professores e pesquisadores de outras instituições.

Para o professor Aparecido, a premiação é importante no cenário atual brasileiro, onde há uma “grande de desconstrução desse processo civilizatório”. Ele afirma que a visibilidade oferecida pela Prefeitura de Goiânia é muito importante e incentiva que a ciência continue a promover o bem-estar.

Há 60 anos, a PUC forma pesquisadores e incentiva a ciência a tecnologia. Outro premiado, o professor Lajovic fala que a premiação é um apoio para continuar o trabalho já realizado e que é extensivo às equipes do NIT, coordenado por ele, e do Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas, que busca credenciamento para abertura de um doutorado na área. “Esse reconhecimento me deixa muito feliz e é muito importante para minha carreira e para a PUC”. Os nomes de todos os premiados foram publicados no Diário Oficial do Município, do último dia 9.