Professores da Unati ministram aulas para alunos de Portugal

A equipe de professores da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), ligada ao Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás, em convênio com a Rede de Universidades de Seniores (RUTIS), com sede em Portugal, participa do ciclo de aulas oferecido para o público de 60 anos +. São aulas gratuitas, de diferentes áreas, oferecidas em espaço virtual denominado de Universidade Sênior Virtual (USV).

A primeira professora da Unati a ministrar aulas foi da disciplina de Espanhol, Cristiane Azevedo, que está dando aula uma vez por semana sobre a temática Cultura Sul Americana, em dez encontros de 40 minutos. Os encontros vão até o dia 17 de dezembro. Na segunda quinzena de dezembro, a coordenadora do PGS, Lisa Valéria Torres vai falar sobre o tema A cognição na velhice: desfazendo mitos. A professora Milena Duarte fala sobre o tema A educação física e sua participação no envelhecimento ativo.

Para Lisa Valéria, a parceria com a RUTIS, ainda na fase inicial da pandemia da COVID19, no semestre passado, reduziu distâncias e permitiu uma maior interação on-line. O presidente da Rutis, Luís Jacob, criou uma plataforma para o acesso dos alunos 60+ brasileiros e portugueses. Lisa afirma que já havia um desejo de aumentar a interação e intercâmbio entre “países irmãos”, mas ainda com culturas diferentes. “A modalidade remota resgatou esta ideia e, de certa forma, a colocou em prática. Desde o final de outubro, com a retomada das aulas na Europa, a USV está funcionando com a participação do PGS Social da PUC Goiás”.

Esta iniciativa trouxe mais motivação aos alunos, assim como aguçou curiosidades e despertou interesse para novas aprendizagens, relata a coordenadora do PGS. “A relação entre professores e alunos, por meio da plataforma, trouxe-nos também ideias para futuros projetos, uma vez que para o início de 2021 entendemos que não haverá retorno de atividades presenciais para o público 60+. O contexto pandêmico mundial ainda requer cuidados, especialmente no que se refere à população idosa. Logo divulgaremos estes novos projetos”.

Texto: Eliani Covem/Assessoria Proex