Proafro apresenta campanha sobre saúde mental da população negra em live

O Programa de Direitos Humanos da PUC Goiás promove nesta sexta-feira, 4, a live Saúde mental da população negra importa, às 15 horas, no perfil @pdhpucgoias no Instagram.

O bate-papo terá a professora Fátima de Freitas, coordenadora do Programa de Estudos e Extensão Afro-brasileiro (Proafro), ligado ao PDH na PUC Goiás, e a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Goiânia, psicóloga Cecília Maria Vieira.

Na live, Cecília, que integra ainda a Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es), apresentará a campanha Saúde Mental da População Negra Importa!, assinada em agosto deste ano. “Várias instituições assinaram o manifesto, inclusive a PUC Goiás, apoiando a divulgação”, frisa.
 
O Manifesto afirma que “diante das recorrentes violências, injustiças e desigualdades provocadas pelo racismo e por seus distintos mecanismos, faz-se urgente a defesa intransigente de vidas negras e, em especial, da saúde mental da população negra há tanto esfacelada”.

O texto ainda lembra que a saúde mental é parte da noção de direito “à vida com dignidade e respeito às singularidades, com acesso a bens e serviços, à segurança alimentar, sanitária e física”.

A discussão tem ganhado destaque internacional em 2020 após seguidos protestos antirracistas, sobretudo mostrando a revolta da população contra a violência policial a negros nos EUA. No Brasil, no entanto, como lembra o texto, a situação de violência já dá a impressão de ter sido banalizada. “A comoção seletiva provocada pelas estatísticas tem transformado vidas negras em números frios. Reivindicamos o oposto: corpos negros vivos, famílias negras vivas com saúde e bem viver”, afirma a nota.

Após a transmissão, a live deve ficar gravada na página do PDH.