Princípios de mediação pautam minicurso voltado aos gestores

O Novo Código de Processo Civil de 2015 e a Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) regulamentaram a mediação de conflitos no Brasil e desde então tem sido uma prática fundamental para resolver problemas nas organizações.

Com o intuito de trazer esse panorama jurídico e a importância da negociação e mediação no ambiente de trabalho para fins de pacificação social, a Divisão de Recursos Humanos, vinculada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) da PUC Goiás, promoveu na manhã desta quarta-feira, 24, um minicurso destinado aos gestores e gestoras da instituição sobre essa temática.

O assunto foi abordado pela coordenadora do curso de especialização em Psicologia Jurídica da PUC Goiás, profa. Dra. Débora Martins e pela advogada e mediadora cadastrada no CNJ, profa. ms. Rita de Cássia Cavalcanti.

Palestrantes mostraram que a mediação de conflitos traz resultados eficazes no cotidiano

Durante o minicurso, elas apresentaram técnicas com a finalidade de viabilizar uma melhor inserção das relações interpessoais no ambiente do trabalho.

“A escuta ativa e a empatia têm hoje essa função de se colocar no lugar do outro, de ouvi-lo, entender as necessidades e os interesses que podem divergir em algum momento, mas também convergem, trazendo, em algum momento, benefícios. O conflito não é só um problema, é uma oportunidade de aprendizado”, refletem.

A atividade foi conduzida pela pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Helenisa Gomes e pela coordenadora da Divisão de Recursos Humanos, Graciele Teles. Lideranças acadêmicas e administrativas, oriundas de diversas escolas da universidade, participaram do minicurso.

Fotos: Wagmar Alves