Pioneirismo: curso de Enfermagem celebra 80 anos de história

Pioneiro em Goiás e um dos primeiros da região Centro-Oeste, o curso de Enfermagem da PUC celebrou 80 anos de história na manhã desta terça-feira, 4 de outubro. Criado em 1942 por dom Emanuel Gomes de Oliveira, o curso que anunciou com antecedência a criação da universidade, em 1959, registra mais de 4 mil profissionais formados ao longo dessas oito décadas.

Toda essa história foi relembrada pelo colegiado com um momento celebrativo, no auditório da Área 4, que resgatou as origens do curso, desde às primeiras formandas do ano de 1946 às conquistas dos dias atuais.

Exibição de vídeo institucional, homenagens e palestra marcaram a programação matutina, que reuniu autoridades das Secretarias Estadual e Municipal da Saúde, Arquidiocese de Goiânia e representantes da saúde pública, privada e de ensino, que caminham com o curso ao longo do tempo.

Com uma trajetória consolidada, o curso, que leva a marca da excelência no ensino, pesquisa e extensão, tem reconhecimento máximo do Ministério da Educação (MEC). Coordenadora do curso, profa. Vanusa Claudete Usier, celebra os resultados alcançados ao longo da história, que são fruto de uma construção coletiva.

Ela destacou o currículo pedagógico, as metodologias ativas de ensino aprendizagem, a infraestrutura, o corpo docente e, claro, o desempenho dos estudantes e egressos que são a razão de ser da missão educativa.

Uma informação importante destacada pela gestora é que o Mestrado em Atenção à Saúde (MAS), que forma e qualifica pesquisadores em plena atuação no País, nasceu dentro do curso de graduação.

“Temos muitos alunos engajados em pesquisa, muitos, também, ao saírem da universidade, já saem aprovados nas residências, em pós-graduações e até em mestrados diretamente, que é fruto da sua participação na iniciação científica. No âmbito da extensão, um destaque para as ligas acadêmicas, centros acadêmicos e atléticas. É um curso completo”, avalia.

Legado e protagonismo na pandemia

Reitora da PUC, Olga Ronchi, fez uma analogia do curso aniversariante com o nome da árvore que batiza a celebração: o marco de 80 anos é conhecido como Bodas de Carvalho.

“Resiliente é a palavra que mais expressa o carvalho e nessas Bodas celebramos tudo isso: um curso que se tornou essa árvore frondosa, firme e forte. Celebramos nosso curso precursor, base firme, sólida, dos demais que foram sendo criados ao longo dos 63 anos da PUC”, ressaltou, em discurso ao público.

Ao mesmo tempo, destacou a Enfermagem como uma profissão basilar para toda a saúde. “Para onde olharmos lá está a Enfermagem cuidando da vida, quer seja nos hospitais, na rede básica de saúde, no PSF, no home care, na docência, na pesquisa, na extensão, na gestão universitária e na gestão do sistema de saúde. Em todas as atividades, enfermeiras e enfermeiros deixam a marca do cuidado com a vida”, reconheceu.

O curso de Enfermagem da PUC também esteve presente na linha de frente na pandemia da Covid-19. Desde o início, colocou seu corpo discente e docente à disposição na campanha de vacinação, testagens e outras iniciativas promovidas em parceria com as secretarias da saúde.

Após os discursos das autoridades presentes, o colegiado entregou certificados de honra ao mérito aos docentes, egressos, profissionais e instituições parceiras.

Para fechar a programação, a profa. Dra. Andrea Bernardes, mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da USP, proferiu palestra sobre o tema Liderança de Enfermagem nos tempos atuais.

Cobertura fotográfica: Wagmar Alves

Fotos: Wagmar Alves