PGS realiza arraiá no dia de São João

O Programa de Gerontologia Social da PUC Goiás promoveu, na tarde desta sexta-feira, 24, o Arraiá do PGS, que reuniu alunos, professores e voluntários. Instituído em 1992, o programa objetiva, por meio do ensino, pesquisa e extensão, a sistematização e difusão do conhecimento referente ao processo de envelhecimento, sustentando pelos saberes nos aspectos biológico, psicológico, social e cultural e político e espiritual.

Um dos projetos do PGS de maior destaque é o projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade(UNATI), cujo objetivo é propor a educação continuada por meio de disciplinas oferecidas à comunidade, semestralmente. Para participar do programa, o aluno precisa ter mais de 60 anos de idade, inscrição em pelo menos uma das disciplinas oferecidas e frequência mínima de 75%.

A coordenadora geral do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), professora Lisa Torrês, conta que em 2022 a iniciativa acadêmica completa 30 anos e esse ano comemora suas Bodas de pérola. “Todo semestre a gente finaliza com uma festa e o fim deste semestre coincidiu com o dia de São João, por isso essa festa junina com tantos elementos típicos”, explica.

A professora considera que a adesão ao programa tem sido cada vez mais proveitosa, especialmente para os alunos, e que a intenção do curso é, também, promover a inclusão digital desses idosos. “Nós notamos que ultimamente o uso da tecnologia e das mídias sociais tem sido global e o idoso às vezes se sente excluído por não saber utilizar aplicativos de celular, por exemplo, e até nisso estamos trabalhando”, informa.

Com 62 anos de idade e esbanjando vigor e disposição, Nair Araújo Barros foi aluna de desenho e pintura neste semestre (presencial) e conta que o programa ajudou muito em sua autoestima. “Só de a gente sair de casa, encontrar as amigas e ter acesso a um aprendizado de ótima qualidade. Não vejo a hora de voltar das férias e começar de novo!”, comemora.

Confira as fotos do evento

Texto: Marília de Paiva Siqueira