Pedra lascada é tema de seminário

Com participantes de vários estados brasileiros, foi aberto, nesta segunda-feira, 5, Seminário Nacional de Tecnologia Lítica voltado para os estudos da pedra lascada no Brasil. São 20 participantes que, até o dia 9, terão acesso a conferências e oficinas sobre o papel dos artefatos líticos na pré-história brasileira e mundial.

Pesquisador francês fala sobre experiência em sítios arqueológicos pelo mundo

A conferência de abertura contou com apresentação do arqueólogo e professor Éric Boëda, da Universidade Paris 10, que falou sobre o tema A Pesquisa da Memória Cultural Esquecida. Com tradução simultânea do aluno da PUC, Marcos Paulo, ele falou sobre a evolução dos estudos sobre os objetos ligados à pré-história e da sua experiência em sítios, na Síria, por exemplo. “Há 15 anos as perspectivas e a forma de construir a memória a partir destes artefatos mudaram”, disse ele, que também realizou ontem oficina sobre os princípios do lascamento.
O pesquisador da Universidade de São Paulo, Wesley Oliveira, é um dos participantes do evento. “Palestra muito importante com uma celebridade, que é o Eric Boëda, quando se fala em tecnologia lítica. E esse ramo no Brasil tem crescido muito. Ele traz um conhecimento internacional e veio compartilhar conosco esta sabedoria”.
Segundo a professora doutora Sibele Viana, coordenadora do evento em Goiânia, a programação é voltada para estudantes de graduação e pós-graduação em Arqueologia. A realização desta primeira edição marca as comemorações dos dez anos do curso na PUC Goiás. “Trazemos experiência exógenas que enriquecem nossa própria forma de fazer arqueologia. Temos aqui um curso que fomentou a pesquisa na instituição e estimula o pesquisador”, afirma Sibele. Sediado na PUC Goiás, o evento é organizado pela instituição em parceria com as universidades federais de Minas Gerais e Rio Grande.

(Colaboração da estagiária Larissa Domingues)