Pedagogia celebra 70 anos com homenagens

O curso de Pedagogia da PUC Goiás demonstra a opção institucional por um projeto de sociedade e educação humana. Suas origens estão entrelaçadas com a própria criação da universidade, todavia com uma trajetória ainda mais longa : no ano do Jubileu de Diamante da instituição, o curso celebra 70 anos de história. Toda essa caminhada foi lembrada na manhã desta quinta-feira, 28, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), quando o colegiado do curso prestou homenagem aos gestores e docentes que ajudam a trilhar esse caminho.

As homenagens marcaram o terceiro dia de programação do XV Simpósio de Pedagogia, que movimenta as atividades da Escola, com cinco eventos concomitantes, desde a última terça-feira, 26, e prossegue até sábado, 30, com apresentação de trabalhos científicos e palestras.

As palavras de acolhida às homenageadas e homenageados foram proferidas pela coordenadora do curso, profa. Maria Cristina Dutra Mesquita, que iniciou o rito celebrativo com uma homenagem em memória à profa. Carlita Andrade, falecida em junho deste ano.

Os irmãos da docente estiveram presentes no auditório e, por meio desse gesto simbólico, representaram a professora aposentada da instituição, que lecionou no então Departamento de Educação, foi diretora do curso de Pedagogia, coordenadora do Programa Cultural (atual CAC) e vice-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis.

Dezenas de lideranças da área da Educação também foram chamadas ao palco, entre elas, a vice-reitora Olga Ronchi, a ex-reitora da universidade, Clélia Brandão, o diretor da EFPH, Romilson Martins Siqueira, entre outros docentes.

Para a profa. Olga uma palavra que sintetiza a missão do curso é coragem. Ela citou as lideranças que lançaram as sementes para a criação da universidade, dom Emanuel Gomes de Oliveira e dom Fernando Gomes dos Santos, pioneiros que propuseram neste estado goiano, então periférico nos anos 40, a primeira universidade do Centro-Oeste. “Atravessamos momentos revoltos, vivemos novos desafios políticos, todavia o curso sempre se colocou de forma contundente, contribuindo para a superação dos problemas no País”, refletiu.

Fotos: Wagmar Alves