Palestra prepara futuros professores para lidar com violência nas escolas

O bullying nas escolas é uma realidade para quem estuda e também para quem leciona. Buscar estratégias para superar os desafios da convivência no ambiente escolar. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente um em cada dez adolescentes (13,2%) já se sentiu ameaçado, ofendido e humilhado em redes sociais ou aplicativos, no Brasil. As agressões existem também fora da internet, nas escolas, onde 23% dos estudantes afirmaram ter sido vítimas de bullying, ou seja, sentiram-se humilhados por provocações feitas por colegas.

As estratégias de enfrentamento ao bullying foi o tema da palestra do dr. Murilo de Camargo Wascheck, em evento que integra o Ciclo de Debates do curso de História, realizado na última terça-feira, 10 de maio, na Escola de Formação de Professores e Humanidades. Pra ele, o principal ponto é discutir as causas do bullying no ambiente escolar. “A causa das agressões é, sobretudo, a banalização da violência em todos os espaços, incluindo o escolar”. Ele apresentou para os participantes duas linhas de trabalho que podem ser executadas tanto nas redes como nas escolas.

De acordo com a professora Maria Madalena Queiroz, coordenadora do Estágio Supervisionado do curso de História da PUC Goiás e organizadora do ciclo, o objetivo das discussões é oferecer aos estudantes que já estão atuando em estágio formação sobre temas atuais da educação. “O bullying faz parte do cotidiano da convivência de crianças e jovens. Quanto mais se informam sobre esta questão mais os futuros professores estarão preparados”.

Fotos: Ana Paula Abrão