Olga Ronchi assume mandato como reitora da PUC Goiás

A professora Olga Izilda Ronchi assumiu, na noite desta quinta-feira, 22, em Sessão Extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da universidade, o cargo de Reitora, para um mandato de 4 anos. Ela sucede o prof. Wolmir Therezio Amado, que esteve à frente da gestão por 18 anos. Profa. Olga, segunda mulher a ocupar o cargo, é pedagoga e dedicou sua vida à educação com uma extensa trajetória em Goiás, em estabelecimentos católicos e da rede pública de ensino. Na PUC Goiás, assumiu vários cargos acadêmicos até se tornar pró-reitora de Graduação, em 2002, e depois vice-reitora, em 2008, cargo que exerceu até assumir o reitorado.

Com a presença dos membros do Conselho – e com transmissão ao vivo pelo Youtube da PUC Goiás e pela PUC TV Goiás, a posse ocorreu em uma noite marcada pela emoção. A sessão foi presidida pelo arcebispo de Goiânia, presidente da Sociedade Goiana de Cultura e grão-chanceler da instituição, dom Washington Cruz, acompanhado do bispo auxiliar e vice-presidente SGC, dom Levi Bonatto e do monsenhor Luiz Lobo, até então secretário-geral da SGC.

Em seu discurso, Olga Ronchi lembrou que são grandes nesse momento os desafios para a educação mundial, que repercutem diretamente na PUC Goiás, o que deve mobilizar a gestão na busca de respostas que minimizem os danos provocados pelo distanciamento social, pelas perdas e lutos causados pela pandemia do coronavírus.

“Este é um motivo mobilizador que, somado a outros, faz com que me sinta convocada e encorajada a liderar, com muita honra e humildade, e em espírito de colegialidade, o enfrentamento dos desafios desse tempo, colocando a serviço desta comunidade universitária minha experiência como educadora e gestora, construída ao longo de algumas décadas, primeiramente na educação básica, em escolas públicas e em escolas católicas, e há três décadas exclusivamente na PUC Goiás”, afirmou a nova reitora.

Olga Ronchi assume a direção da universidade, que completou 62 anos, diante de diversos desafios trazidos pela pandemia e também pelas mudanças do cenário educacional. A nova reitora lembrou as palavras do papa Francisco durante o Encontro Mundial sobre o Pacto Educativo Global, promovido em outubro de 2020 pela Congregação para a Educação Católica, do Vaticano, com o qual a universidade está comprometida.

“O papa Francisco nos lembra que educar é um ato de esperança, que nos convida à participação solidária na ‘construção de novos paradigmas capazes de responder aos desafios e emergências do mundo contemporâneo, para compreender e encontrar soluções às exigências de cada geração e fazer florescer a humanidade de hoje e de amanhã”.

Olga Ronchi, reitora da PUC Goiás

Mensagem

Saudando a família, que acompanhava a posse à distância desde Monte Alto (SP), a professora Olga Ronchi lembrou em seu discurso o papel da irmã, professora Luci Marina Ronchi Farchat, com quem aprendeu cedo o gosto pela educação, e de todos aqueles que a apoiaram na construção da sua trajetória.

Em uma mensagem de esperança e serenidade, reafirmou seu compromisso com os valores e a missão da PUC Goiás. “Nesta noite, trago em minhas mãos e no meu coração, para compartilhar na colegialidade deste Conselho, o desejo de continuarmos construindo solidariamente, no diálogo que nos afirma e nos irmana, uma universidade capaz de, criativamente, gerar esperança e contribuir na formação de novos homens e novas mulheres, que pautem seus projetos de vida na fraterna convivência social e ambiental”.

A indicação

O mandado como reitora é uma atribuição da Congregação para a Educação Católica do Vaticano, a partir da indicação de lista tríplice do arcebispo dom Washington Cruz. O arcebispo partilhou a emoção do momento com os presentes e agradeceu a todos que participaram da história da universidade. “A reitora tem um papel fundamental a desempenhar na universidade. Seu contributo é claramente o de unir a comunidade acadêmica em torno de um projeto, que molde o presente e o futuro da instituição com esforço, talento e determinação de seus membros”, afirmou dom Washington.

“Estou convencido que a professora Olga será capaz de facilitar o diálogo entre dirigentes e membros da comunidade acadêmica, fortalecendo assim a coesão e a unidade interna da universidade”. Dom Washington Cruz

Despedida

A noite desta quinta-feira também foi marcada pela despedida do professor Wolmir Amado do cargo de reitor, que ocupou nos últimos 18 anos e 5 meses. Homenageado pelos presentes com flores e aplausos, o professor falou da sua trajetória e das conquistas da gestão, como o título pontifício, do encerramento deste ciclo e da realização com as obras que atualmente abrigam os sonhos e as realizações da comunidade acadêmica.

Para a sua sucessora, professora Olga Ronchi, pediu apoio dos gestores, professores e funcionários e desejou sucesso na nova caminhada. “De coração só tenho a desejar a ela muito sucesso, muito êxito e muita felicidade e também pedir à comunidade todo o espírito da acolhida e da solidariedade para ajudar que a reitora possa conduzir bem a universidade neste momento crucial da história”.
Ao deixar o cargo de reitor, o professor Wolmir Amado foi escolhido pelo presidente da SGC para colocar sua experiência de gestor à serviço da mantenedora da PUC Goiás, ocupando o cargo de secretário-geral da Sociedade Goiana de Cultura.

Fotos: Ana Paula Abrão

Transmissão do cargo é marcada pela emoção
Fotos Ana Paula Abrão