Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas é lançado no Câmpus 5

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) é uma realização do Programa de Direitos Humanos (PDH) da PUC Goiás e da Secretaria Municipal de Educação (SME), com o objetivo de implementar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. Nessa perspectiva, propõe o estudo da história e cultura dos povos originários, nas unidades educacionais da SME.

Para a implementação do trabalho, o núcleo promove, executa, acompanha e avalia as ações discriminadas em cronograma de trabalho, elaborado com base na política de ações relativas ao cumprimento das leis 10.639/03 e 11.645/08 e a proposta de planificação das ações para orientar, acompanhar, formar e intensificar a atuação nas unidades educacionais da SME.

Em cerimônia realizada no Teatro PUC (Câmpus 5), na tarde desta quinta-feira, 10, houve o lançamento do Neabi com programação que contou com performances, composição de mesa de autoridades e de mesa temática, que abordou a implementação das leis para a educação das relações étnico-raciais, mediada por Warlúcia Guimarães, representante da SME.

Veja as fotos do evento

Presente na cerimônia, a professora Núbia Simão, entusiasta do tema, comemorou a consolidação do Neabi: “Esse núcleo é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2018, por meio de um termo de cooperação técnica. O PDH e a SME estabelecem ações antirracistas e o núcleo será um berço de pesquisa e extensão, ou seja, nós vamos ligar a universidade à comunidade, buscando fomentar ações antirracistas”, explica.

A professora informa também que já existe um curso de literatura infantil para professores e servidores da SME, cujo objetivo é incentivar o uso de bibliografia de autores negros e indígenas.

Uma das idealizadoras do Neabi, Warlúcia Guimarães, representante da SME, disse sentir-se muito feliz com a concretização do núcleo e seu lançamento, já que este é o resultado de uma ação que começou a ser desenvolvida em 2018, com a assinatura de termo de cooperação técnica: “Nesse último ano, nós fizemos dois seminários de literatura infantil e as relações étnico-raciais. Nos deixa muito otimista saber que temos a parceria com a PUC Goiás e o PDH porque permite que a gente planeje e execute um trabalho a médio e longo prazo”, comemora.

Prestigiando o evento, a Reitora Olga Izilda Ronchi reafirmou o compromisso da PUC Goiás, desde a sua fundação, com as pautas relativas à políticas públicas e inclusão social, em todas as suas dimensões, inclusive, no tocante ao tema da afro descendência e dos povos originários e indígenas, objetos de grande preocupação e atuação da universidade: “Esse momento de institucionalização desse núcleo de estudos, com a parceria da PUC Goiás, é mais uma expressão do compromisso da universidade com as políticas públicas, especialmente com a política pública educacional, já que a rede municipal agora vai ter um núcleo que contará com a parceria da PUC e toda a sua expertise em suas áreas por meio dos programas de extensão. Esse núcleo da secretaria municipal tem muitas afinidades com a identidade da PUC Goiás e com a sua missão como universidade comunitária e includente, profundamente comprometida com temáticas que democratizem cada vez mais a sociedade brasileira e reafirmem a importância dos povos originários na cultura brasileira”, destacou.