Novos mestres e doutores são diplomados pela PUC

Com o diploma nas mãos, o doutor em Ciências da Religião da PUC Goiás, Antônio Lopes, tem muito a comemorar. Ao lado da filha, ele relembrou uma trajetória de superação e, também, de militância em prol dos Direitos Humanos. Após 30 anos afastado da sala de aula, ele retornou aos bancos da universidade, onde pôde investir no sonho da pós-graduação.

Além da celebração, o novo título traz consigo uma responsabilidade e Antônio pretende compartilhar tudo que aprendeu com a sociedade. Autor de diversas crônicas, seu projeto de vida vai muito além do doutorado.

“Pretendo escrever, publicar, militar e passar um referencial teórico e humano, sobre a práxis do que é viver”, refletiu. Ele foi um dos 98 mestres e doutores diplomados pela instituição na última quinta-feira, 2, durante solenidade presidida pela reitora da instituição, Olga Ronchi, no Teatro PUC (Câmpus V), que foi prestigiada por professores, gestores, funcionários e familiares dos concluintes dos cursos de mestrado e doutorado oferecidos pela PUC.

Durante a solenidade, a gestora ressaltou o compromisso da instituição para promover o desenvolvimento social, tecnológico e educacional do País, por meio da qualificação de novos pesquisadores. Ela também destacou a importância do fomento à pesquisa, que é assegurado pela Constituição Federal e é a condição básica para o desenvolvimento tecnológico de uma nação.

Mais de 3 mil pesquisadores já foram formados pela instituição ao longo da sua história. Atualmente a PUC oferece 11 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, sendo 3 deles cursos de doutorado.

“Este nível de formação acadêmica prepara o profissional para atender às demandas da sociedade, mas também no campo da pesquisa, da investigação, na geração do conhecimento, criando possibilidades de transformação social de uma forma muito mais efetiva”, destacou a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Milca Severino.

Dos 98 concluintes, 74 são oriundos do mestrado e 24 do doutorado.

Confira mais fotos do evento