No caminho da evolução tecnológica

No ar desde 2007, a PUC TV Goiás mantém sua proposta de evangelizar e educar apor meio de programas com conteúdos informativos, enaltecendo as ações positivas da sociedade. Com criatividade e interatividade, a emissora investe em equipamentos avançados e na profissionalização de sua equipe.
Transmitido em UHF, pelo canal 24, e pela NET no canal 20, o sinal da emissora alcança aproximadamente 3 milhões de pessoas em um raio de até 100 km, a partir do Morro do Mendanha. Para atingir com qualidade todo esse público, o pró-reitor de Comunicação, prof. Eduardo Rodrigues, afirma que um dos principais passos foi a digitalização, resultado da evolução tecnológica da emissora. “Os novos avanços colocam grandes desafios à frente do seu tempo. Esse foi um processo de transformação de como se vê e se faz televisão e ainda estamos nos desenvolvendo nesse conceito digital”, explicou.

DSC_8142

Apesar dessa evolução, o pró-reitor de Comunicação acredita que a PUC TV Goiás deverá procurar outros meios para ampliar a audiência, uma vez que as demais emissoras estão passando pelo mesmo processo de digitalização. “Temos como meta de longo prazo ser a emissora líder na exibição de programas regionais. Se as outras estão presas em grades que não dão liberdade para divulgação da região, nós estamos em uma situação com mais liberdade para explorar programas que exprimem a nossa cultura e nossos hábitos”, comentou.

A serviço da informação
Para continuar o processo de crescimento, a emissora apostou nas transmissões ao vivo, no primeiro semestre. De acordo com o diretor comercial da PUC TV, Fabrízio Marchetti, a ideia é evoluir ainda mais nesse tipo de transmissão, mas com os devidos cuidados que ela exige. “É um trabalho muito oneroso, mas nosso projeto não é ter uma emissora para brincar. Acredito que, com toda parcimônia exigida por um negócio desse tamanho, conseguiremos ampliar nossas transmissões neste semestre”, ressaltou.

Um dos primeiros passos para a evolução foi dado com as alterações na grade de programação, mantendo conteúdos que sigam a proposta de evangelização e educação da universidade. “Antigamente, a TV Aparecida nos oferecia janelas que estavam sendo aproveitadas para transmissão de programas terceirizados que não seguiam a linha editorial da emissora”, lembrou Fabrízio.

Com equipe in loco cobrindo os Jogos Olímpicos Rio 2016, a PUC TV estreou a transmissão via 4G por meio de um equipamento chamado Teradek. Com a utilização da tecnologia, as imagens captadas nos ginásios olímpicos são diretamente enviadas à emissora, sem a necessidade de transmissão via satélite. A cobertura das olimpíadas realizada pela PUC TV alimenta o canal goiano e também a TV Aparecida.

Como resultado da expansão de suas atividades, a PUC TV criou um canal direto com os telespectadores nas redes sociais. O Whatsapp se tornou um importante meio para que as pessoas possam dar suas sugestões e registrar reclamações que podem se tornar temas nos diversos programas locais.

Essa matéria foi publicada pela primeira vez na versão impressa do PUC Notícias, edição 579 de agosto de 2016.