Na Semana do Meio Ambiente, ITS doa mudas para população

Em alusão ao Dia do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, o Instituto do Trópico Subúmido (ITS) da PUC Goiás promoveu, no último domingo, 30 de maio, a distribuição de 350 mudas nativas do Cerrado e de plantas medicinais. A entrega foi realizada em dois momentos: no turno matutino, na Paróquia Jesus de Nazaré (Setor Urias Magalhães) e  no período noturno, na Paróquia São João Evengelista (Setor Universitário).

De acordo com o coordenador do Núcleo Escola Aberta do ITS, prof. Roberto Malheiros, o intuito da ação é conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação do Cerrado. “As águas do Bioma estão desaparecendo. Muitas nascentes estão secando, temos mananciais degradados e já existe um anúncio que teremos um ano difícil em relação à água”, alertou o docente.

Na ocasião, foram distribuídas espécies frutíferas e florais, como o araçá, maracujá, jenipapo, ipê roxo, ipê caraíba, entre outros. “As plantas herbáceas também desenvolvem um papel muito importante na acumulação do carbono e impermeabilização do solo”, ressaltou. Materiais de compostagem também foram doados juntamente com as mudas, para incentivar a população a plantar e ter áreas verdes em casa.

Para dar continuidade à campanha, o ITS lançará, nesta semana, o projeto Adote o Cerrado, que tem como público-alvo pequenos proprietários rurais da região. Kits de mudas serão distribuídos gratuitamente na sede do Instituto, localizado no Câmpus II da PUC Goiás (acesso pela Av. Engler, no Jardim Mariliza) , de 14 a 18 de junho. Para participar, o interessado deverá entrar em contato com o Instituto, até o dia 12 de junho, pelos telefones 3946-17-11/17-28 e solicitar a ficha de inscrição, que deverá ser encaminhada para o e-mail [email protected].

Cada kit é composto por 50 espécies de mudas nativas do Cerrado, que deverão ser plantadas para garantir o reflorestamento e a recuperação de nascentes . Os proprietários também receberão assessoria gratuita dos professores da universidade, que irão explicar como plantar e cultivar as plantas.

O Instituto tem a intenção de transformar a iniciativa em um projeto permanente e, no momento, estuda a parceria com empresas e outros agentes da sociedade para promover ações futuras.

Você sabia?

O Bioma Cerrado ocupa atualmente 23,92% do território brasileiro. É o segundo maior bioma do País em extensão, situado nas áreas centrais do continente sul americano, especificamente, no Brasil.

(Fotos: Wagmar Alves)

Fotos: Wagmar Alves