Mostras apresentam resultados dos estudantes de RI

Duas mostras do curso de Relações Internacionais vão apresentar os resultados dos trabalhos dos estudantes, durante o 7º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação. As atividades serão realizadas no YouTube da PUC Goiás e mostram para a comunidade universitária a diversidade das discussões realizadas dentro da graduação.

A Mostra de Estudos Sociais, Políticos e Econômicos do Brasil será no dia 21, das 10h às 12 horas, e trará os resultados da disciplina com o mesmo nome. “Se trata de uma apresentação dos trabalhos que vem sendo produzidos pelos estudantes sobre a formação política e econômica do Brasil, do povo brasileiro e do estado”, explica a professora doutora Aline Borghi, orientadora e coordenadora do curso.

A Mostra de Trabalhos de Direitos Humanos com o tema Vulnerabilidade e mecanismos de exclusão no contexto da pandemia, no dia 22, das 10h às 12 horas. Estudantes do 7º e 8º período irão apresentar as pesquisas e os estudos realizados durante a disciplina de Direitos Humanos. Entre os temas estão as questões relacionada ao acolhimento de refugiados, ao racismo estrutural, à violência de gênero e a responsabilidade do estado e ao impacto das questões de sexualidade em uma sociedade heteronormativa.

Mostra de Estudos Sociais, Políticos e Econômicos do Brasil

Profa orientadora: Profa Dra Aline Tereza Borghi Leite

Grupo 1) O “jeitinho brasileiro” e a interpretação da sociedade brasileira a partir do filme “Que Horas Ela Volta”.

Integrantes: Giuliano Kaéden, Débora Machado, Fabiany Menezes, Naiane Fernandes e Milena Nogueira

Grupo 2) O complexo do vira-lata e a identidade brasileira.

Integrantes: Eduardo Xavier, Manon Fernandez e Gustavo Queiroz.

Grupo 3) O racismo como elemento central da sociedade brasileira e principal responsável pelo atraso moral, social e político do Brasil

Integrantes: João Rafael Vargas Wolschick e Iara Cristina Alves dos Santos

Grupo 4) Entre o vermelho e o negro: uma análise do Massacre do Carandiru e a formação de facções criminosas por uma análise racial

Integrantes: Darcília do Prado Barbosa e Silva, Lucas Rocha Barbuda de Matos e Pedro Paulo Soares Barreto.

Mostra de Direitos Humanos

Profa. orientadora: Profa Dra Aline Tereza Borghi Leite

Grupo 1) Violações dos direitos dos povos indígenas

Integrantes: Caroliny Macário, Clarice Carvalho, Henrique Cesário e Raquel Rodrigues

Grupo 2) Direitos humanos das mulheres e a comissão interamericana de direitos humanos

Integrantes: Gabriela Lopes, Lara Soares, Marcela de Oliveira Leite e Maria Eduarda Alves

Grupo 3) A História da Sexualidade

Integrantes: Antônio Jeferson, Matheus Gomes, Pedro Silvério, Vitor Alves

Grupo 4) Uma análise sobre o racismo estrutural

Integrantes: Bruna Canedo, Rafael Moreira, Gabriela Cabral, Liana Cunha, Kelvin Brandão e Wittor Lopes

Grupo 5) O conceito de responsabilidade de proteger e o Direito Internacional Humanitário

Integrantes: Alef Borges, Brunna Lago, Gabriela Luiza Medeiros e Rayssa Ramos

Relações Internacionais

O curso de Relações Internacionais está instalado na Escola de Direito, Negócios e Comunicação da PUC Goiás. O curso completou 21 anos em 2020 e já formou 40 turmas. A formação de 8 semestres garante atuação em consulados, órgãos públicos, empresas privadas e organizações não-governamentais. É o curso ideal para quem gosta de analisar as áreas econômicas e políticas. Inscrições abertas aqui.