Mostra Cultural da PUC Idiomas traz imersão gastronômica internacional

Uma noite inspirada no reality culinário Master Chef com a degustação de pratos típicos de vários países, apresentados no seu idioma de origem. Este tour gastronômico marcou o retorno da Mostra Cultural da PUC Idiomas, aberta na noite desta segunda-feira, 22, na sede do centro de línguas, com a presença de estudantes, familiares, egressos e professores dos cursos regulares de Inglês, Espanhol, Francês e Italiano.

Chegando na sua 16ª edição, o evento retorna em novo formato, após uma pausa devido à pandemia. “Retornamos com o mesmo vigor e entusiasmo de antes, mas ele será feito não só em um dia, mas ao longo da semana, aproveitando a presença dos alunos no horário de aula para que eles façam atividades com o objetivo de mostrar a língua e aspectos culturais do idioma”, informou a coordenadora da PUC Idiomas, profa. Angélica Aires.

Diante de uma banca composta por jurados (egressos e o secretário da escola), os estudantes apresentaram, no idioma estrangeiro, curiosidades sobre cada prato típico. Para avaliar as guloseimas, os examinadores apreciaram a arguição oral, a apresentação do prato e o sabor.

“Eles prepararam e vão mostrar para o público o que é o prato, a característica da região e tudo isso é língua produzida. Todos estão muito envolvidos e essa atividade só tem a beneficiar/consolidar o aprendizado do idioma”, complementou a coordenadora.

Uma viagem cultural

Além do contato mais íntimo com o idioma, a imersão cultural em cada prato típico possibilitou aos estudantes a experiência de viajar sem sair do Brasil. Cada pesquisa era um mergulho no país elegido e a atividade possibilitou uma integração entres os estudantes.

O grupo da estudante de italiano, Janaina Garcês Calegari, fez uma apresentação sobre a Bruschetta e a origem do queijo. Apaixonada pelo idioma estudado, ela optou pelo curso para obter a cidadania italiana. Mesmo aprovada no teste de proficiência, ela segue dedicada aos estudos e aprova iniciativas extraclasse para consolidar a aprendizagem da língua.

Já as estudantes do Espanhol (Básico 1) apresentaram as empanadas argentinas e a guacamole mexicana. A arguição oral ficou por conta das alunas Jade Vieira de Rezende e Andrea Bonanato Estrela.

Para Jade, a melhor forma de aprender uma língua é ter contato com atividades que proporcionam uma imersão cultural no idioma preterido. “A apresentação é em espanhol, tivemos que escrever o texto no idioma e a gente vai adquirindo mais vocabulário e acaba tendo mais contato ao fazer as pesquisas”, pontuou.

A colega de turma, Andrea, explicou o fator que a motivou escolher o curso de espanhol: viajar e conhecer outras culturas. “A trava da língua não pode ser um empecilho.  Estava sentindo que isso estava me deixando constrangida, com medo de viajar e o espanhol é uma língua que já está em todos os países, as pessoas conseguem responder e entender o que a outra parte está falando. É muito bacana”, relatou.

Após apreciar os pratos, os jurados determinaram como vencedores do concurso a turma de italiano, que produziu a bruschetta e o queijo parmesão.

Matrículas abertas

É importante destacar que as matrículas para ingresso no centro de línguas serão abertas para novatos a partir do mês de junho. Estudantes e egressos da PUC têm 20% de desconto. Mais informações: (62) 3227-1176

Fotos: Weslley Cruz