Mostra Científica da Enfermagem divulga trabalhos do internato

Além de produzir conhecimento científico, o curso de Enfermagem socializa com a comunidade acadêmica os resultados alcançados durante o internato. Mobilizando o corpo docente e discente, a 8ª Mostra Científica do Internato 1 e a 3ª Mostra Científica do Internato 2 foram promovidas simultaneamente, nesta quinta-feira, 8, nas Salas Multiuso (Área 4).

Coordenadora do evento, a profa. Fernanda Guilarducci Pereira informa que cerca de 80 trabalhos foram apresentados no turno matutino. Todos eles são oriundos de iniciativas promovidas pelos estudantes na atenção primária à saúde (internato 1) e nos hospitais de alta complexidade de Goiânia (internato 2).

O destaque de 2022/2 é que o curso de Enfermagem ganhou um ambulatório próprio na Clínica Escola de Vida (Jardim Novo Mundo) e desenvolveu diversas ações de promoção à saúde, em parceria com outros cursos de graduação que lá atuam, trazendo benefícios para os pacientes atendidos e também para os funcionários.

“Tivemos uma aceitação muito grande da população com essa iniciativa e o curso de Enfermagem está presente não só dentro das unidades do município, mas nos espaços da PUC. Isso mostra que a universidade está no caminho certo”, ressaltou a docente.

Essa iniciativa contou com a colaboração efetiva dos estudantes, como o acadêmico Luidy Carvalho (foto), do 9º período, que durante o Internato 1 desenvolveu atividades no Centro de Saúde da Família, no Distrito Sanitário Campinas-Centro e na Clínica Escola.

“Também promovemos uma atenção psicossocial aos usuários de álcool e drogas no CAPS e no Distrito Sanitário aprendemos um pouco mais sobre as notificações de violência que chegam. Na Clínica Escola atuamos em campanhas de vacinação, além de promover o cuidado de uma forma geral ”, informou o acadêmico, que na ocasião apresentou um relato de experiência acerca de tudo que foi vivenciado durante o Internato 1. Um dos pontos destacados foi a oportunidade de agregar o conhecimento adquirido em sala de aula, integrando teoria e prática.

Semeando o conhecimento

Aprender, de fato, o que é ser um(a) enfermeiro(a) é o foco dos estudantes do Internato 2, que estão a um passo da formatura. Para trazer uma colaboração aos profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, o grupo da acadêmica Gabriela de Melo (foto), 10º período, produziu uma apostila para partilhar informações sobre a atuação dos enfermeiros em paradas cardíacas e reanimação cardiopulmonar, a partir das diretrizes da America Heart Association.

Durante a Mostra, ela destacou como é gratificante partilhar o conhecimento com os profissionais, na certeza de que os benefícios ficarão após sua passagem pelo hospital.

Empregabilidade

Experiência que marca o encerramento do ciclo acadêmico, o internato é também uma ponte para inserção no mundo do trabalho.  Segundo a coordenadora do curso, profa. Vanusa Claudete Anastácio Usier Leite, diversos estudantes já solicitaram a colação de grau antecipada pelo fato de terem sido aprovados em residências e processos seletivos.

“Muitos acadêmicos foram convidados para ficar nos hospitais onde eles fizeram o internato. Isso mostra o comprometimento deles. O semestre foi árduo, mas hoje estão colhendo frutos pelo trabalho e estão prontos para ir para a sociedade, para Goiânia, para o Brasil e para o mundo. Estamos formando neste semestre mais de 100 alunos”, informou a coordenadora.

A Mostra científica continua no turno noturno (veja as fotos do turno noturno), no mesmo local, a partir das 18h30.