Missa em louvor a São José encerra Tríduo na PUC Goiás

Como forma de preparação ao Dia de São José, a PUC Goiás, por meio de iniciativa histórica da Pró-Reitoria de Administração, promoveu um Tríduo em alusão ao santo, que, neste ano, teve início no dia 15 e foi finalizado com a missa em louvor a São José nesta segunda-feira, 20, celebrada na Capela São José, localizada na Escola de Formação de Professores e Humanidades (Área 6).

Patrono universal da Igreja Católica, padroeiro dos trabalhadores e protetor das famílias, São José traz uma história de exemplo e inspiração para seus devotos e devotas no mundo inteiro e, também, para os funcionários docentes e administrativos da PUC Goiás, que comemoram a data religiosa em homenagem ao santo.

Presente na celebração que lotou a capela, o pró-Reitor de Administração, professor Daniel Barbosa, lembrou que São José é celebrado duas vezes por ano, por razões distintas: “No dia 19 de março a gente comemora a figura de pai adotivo de São José, como aquele que dá suporte à sagrada família, composta também por Jesus e Maria. Já no dia 1º de maio, é comemorado São José trabalhador, São José carpinteiro”, explicou.

Responsável por concelebrar a missa, padre David Pereira de Jesus, pároco da Paróquia Universitária São João Evangelista e vigário episcopal para Cultura e Educação, citou a importância de São José como pai de Jesus e pessoa a quem foi confiada a sagrada família: “Temos a nossa devoção à Nossa Senhora, como a mãe de Jesus, e a devoção a São José como aquele que cuidou e organizou toda a casa”, destacou. O religioso manifestou que é uma alegria  ter uma capela dedicada a São José na universidade.

Por sua vez, a reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi, lembrou que, como um padroeiro importante da pró-Reitoria de Administração, a origem do reconhecimento a São José se deu formalmente há poucos anos: “Mais do que uma tradição, o sentimento é de profunda gratidão a São José, que tem sido um dos esteios para que a gente promova a sustentabilidade da instituição, para que a gente tenha a justiça e a correção na aplicação dos recursos da universidade, que tem origem nos estudantes e nas famílias”, reforçou.

Também presente na celebração, o professor Wolmir Amado destacou que o momento é motivo de agradecimento e de profundo reconhecimento a toda proteção e intercessão a São José, que protegeu a PUC Goiás: “Percorremos momentos difíceis na história da vida da instituição e foi essa presença protetora, assim como protegeu Jesus, o amparou, assim foi também com a paternidade sobre essa universidade e a alegria de estar aqui celebrando na capela que nós construímos e dedicamos a ele, capela de São José”.

Fotos: Wagmar Alves