Missa celebra 162 anos do Seminário Santa Cruz

Na manhã da última quarta-feira, 14, o Seminário Santa Cruz promoveu uma missa para celebrar seus 162 anos e 17 anos do Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz.

Desde a sua criação na cidade de Goiás, o Seminário Santa Cruz vem desempenhando, ao longo dos anos, um trabalho de formação de homens que se ordenam padres e outros que seguiram rumos diferentes e que desempenham tarefas com muita competência.

O Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz (Associação Sedes Sapientiae), por sua vez, foi fundado no dia 24 de novembro de 2003, na cidade de Goiânia, decorrente da concordância das várias dioceses do Estado de Goiás interessadas na criação de um local para a formação de futuros presbíteros, sendo elas: Arquidiocese de Goiânia, Diocese de Ipameri, Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, Diocese de Itumbiara, Diocese de Goiás, Diocese de Jataí, Diocese de São Luís dos Montes Belos, Diocese de Formosa, representadas por seus bispos.

Entre as finalidades do Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz (Associação Sedes Sapientiae) destaca-se: dinamizar a ação participativa dos associados no compromisso responsável com as diretrizes da formação de presbíteros da Igreja no Brasil, por meio de sua ação evangelizadora, transformadora e defensora da dignidade humana e promover a formação continuada de capacitação de lideranças, em benefício da comunidade local e das dioceses associadas.

No ano de 2014, o curso de Teologia do Instituto tornou-se extensão do Curso de Bacharelado em Teologia da PUC Goiás. Desde então, embora promova a missão principal, que é a formação acadêmica de seminaristas, acolhe também todos aqueles que buscam aprofundar-se na ciência da fé. Um caminho semelhante está sendo feito pelo curso de Filosofia.

Presente na celebração, a professora Olga Izilda Ronchi ressaltou tratar-se de um dia muito especial, por ser a liturgia da Igreja Católica que exalta a Santa Cruz e que traz consigo o significado da salvação da humanidade, vindo por meio de Cristo crucificado. “Nesse dia, celebramos 162 anos do Seminário Santa Cruz, um evento muito importante e que a PUC Goiás participa não só como parceira na formação, mas como organismo da arquidiocese de Goiânia, portanto, ela tem um papel formativo também e de colaboração com todas as dimensões educativas da arquidiocese”.

A reitora destaca que o Instituto também colabora na formação dos seminaristas, por meio do curso de Teologia: “É um momento de celebração também nesse sentido de pertença da PUC Goiás à Arquidiocese de Goiânia e, portanto, em comunhão na missão da PUC Goiás com a Arquidiocese”, cita.

Dom João Justino, arcebispo da região metropolitana de Goiânia, falou sobre o marco histórico comemorado. “Nós aqui temos esse marco no seminário Santa Cruz, com essa história de 162 anos. A função do seminário está vinculada ao serviço de atenção vocacional das nossas comunidades e paróquias. Eu desejo que todas as nossas paróquias tenham esse serviço de orientação vocacional para acolher jovens que queiram refletir, meditar e conversar sobre a própria vocação”, pontua.

O arcebispo disse, por fim, que em novembro será feita a abertura do ano vocacional no domingo de Cristo Rei: “O dia que a igreja celebra a vocação dos leigos e leigas, mas também a jornada diocesana da juventude, como nos propõe o Papa Francisco”, refere.