Mestrados e doutorados estão com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os processos seletivos dos mestrados e doutorados da PUC Goiás. São oferecidas 273 vagas, nos 11 programas de pós-graduação da universidade. Para se inscrever, basta acessar a página da PUC Goiás, acessar a seção mestrados e doutorados e entrar no programa de seu interesse. Lá encontra-se o edital com todas as informações sobre o processo, bem como o acesso para efetuar a inscrição.

De acordo com o coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC Goiás prof. Darlan Tavares Feitosa, os mestrados e doutorados conferem qualificação diferenciada para o mundo do trabalho, tanto para quem deseja atuar no mercado de trabalho quanto para os que pretendem seguir carreira acadêmica.

O processo seletivo é composto, basicamente de três etapas: prova de conhecimentos específicos sobre a área do curso; prova de língua estrangeira, podendo ser inglês, espanhol, italiano ou francês; e entrevista. Alguns programas, a exemplo dos de Educação, História e Serviço Social podem, ainda, solicitar um memorial da vida profissional pregressa do candidato ou uma proposta de pesquisa, já que o projeto de pesquisa é elaborado no primeiro semestre dos cursos.

Darlan assinala que, na hora de escolher um mestrado ou doutorado, é importante analisar a área de concentração e as linhas de pesquisa oferecidas pelos programas. Mas, segundo ele, o mais importante a se levar em conta é a área de interesse que o candidato deseja estudar. “Caso nenhum programa ofereça especificamente a área de interesse pretendida, pode-se optar por um programa mais interdisciplinar, além da possibilidade de convidar pesquisadores de outras instituições para trabalhar junto no projeto como coorientador”, explica.

Ele acrescenta que os cursos da PUC Goiás possuem excelente avaliação junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes. “Vale ressaltar que, de acordo com a última avaliação da Capes, quase 50% dos programas de pós-graduação da PUC Goiás obtiveram um aumento no conceito recebido. Isso mostra o impacto social que esse programa tem, tanto regional como também ultrapassando os limites da região centro-oeste, levando em consideração a qualidade da formação do corpo discente”, assinala.

Confira, no quadro a seguir, a quantidade de vagas oferecidas pelos programas e as datas de términos das inscrições. Todas as etapas dos processos seletivos serão realizadas na primeira quinzena de dezembro. Para acessar os programas, clique aqui.

Pós-Graduação Stricto Sensu Encerramento das inscrições Vagas para mestrados Vagas par a doutorados
Atenção à Saúde Até 22/11/2022 20
Ciências Ambientais e Saúde Até 06/12/2022 20